Convênio inédito foi celebrado entre a Prefeitura Municipal e Fapems para promover a realização de espetáculos culturais, musical e mostra de vídeo em Nova Andradina O prefeito Gilberto Garcia assinou na manhã de terça-feira, dia 16 de junho, o convênio nº 034/2009, no valor de R$ 17 mil, celebrado entre a Prefeitura Municipal e a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul (Fapems), para a realização do “Nova Cena”, projeto de extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), coordenado pelo professor mestre Fernandes Ferreira de Souza. A assinatura foi realizada no gabinete do prefeito, com as presenças do secretário municipal de Planejamento e Finanças, Walter Fernandes, presidente da Câmara, vereador Adriano Palopoli, e os vereadores Magrelo Brambila, Márcio Costa, Zé Bugre, Antônio Tomaz, e o professor Fernandes Ferreira. Na oportunidade, o professor Fernandes afirmou que o Governo Municipal está investindo 50% do total das despesas para a realização de pelo menos quatro produções neste ano, destacando que todos os lançamentos serão realizados na Câmara Municipal, no espaço denominado “Teatro Câmara”, além de percorrer todo o Estado com apresentações. “A partir do ano que vem, pretendemos tentar atravessar as fronteiras do Estado, indo para outros Estados, sempre através dos festivais. A primeira produção, A Megera Domada, vamos inscrever no Festival Nacional de Teatro em Campo Grande, em agosto, e se classificada, iremos nos apresentar na Capital”, afirma. Outro projeto pioneiro que será desenvolvido em Nova Andradina é a Mostra de Vídeo Estudantil, que estreia no mês de novembro, envolvendo alunos dos Ensinos Fundamental e Médio para realizarem trabalhos em curta metragem. “Percebemos que os jovens gostam muito de produzir vídeos, e com as premiações iremos incentivar e estimular esses novos talentos. Esse projeto também visa orientar e auxiliar essa produção, tanto tecnicamente quanto culturalmente”, explica o professor. Fernandes ainda fez um agradecimento especial ao Governo Municipal, na pessoa do prefeito Gilberto Garcia, destacando que o apoio é fundamental para promover os espetáculos culturais em Nova Andradina, já que o principal objetivo é que o público prestigie as apresentações. “Nosso profundo respeito e gratidão ao prefeito Gilberto Garcia e toda sua equipe, porque sem esses recursos, ainda seria possível realizar um projeto deste porte, mas com certeza, seria muito mais difícil e demorado para que tudo isso acontecesse. A caminhada que temos ao longo dos anos, acho que serviu para despertar essa sensibilidade, que já vínhamos conseguindo parcerias com os governos anteriores, mas deste porte é a primeira vez. Com certeza, é uma Nova Cena que se inicia em Nova Andradina”, destaca o professor, que ainda agradeceu o apoio que a imprensa local vem dando aos espetáculos culturais promovidos em Nova Andradina. O prefeito Gilberto Garcia, por sua vez, desejou sucesso ao projeto, e afirmou que está investindo e irá investir ainda mais em cultura, destacando que é fundamental promover espetáculos no município. Gilberto Garcia disse que pretende movimentar as praças públicas com apresentações culturais, viabilizar a participação das crianças em espetáculos circenses, além de outras iniciativas. ESPETÁCULOS – A primeira produção é a peça teatral, adaptação de William Shakespeare, da comédia “A Megera Domada”, com 14 jovens no elenco, entre os dias 24, 25, 26 e 27 de junho. Nos dias 16, 17, 18 e 19 de setembro será realizado um musical italiano, intitulado “Overdose D’Amore”, com 20 cantores no elenco. Em outubro, será apresentada a peça de teatro infantil “Peter Pan”. Ainda será realizada a Mostra de Vídeo Estudantil de Nova Andradina, com estreia prevista para novembro, envolvendo estudantes na produção de curta metragens. Serão selecionadas as melhores produções, que concorrerão em várias categorias, como melhor ator, direção, trilha sonora, adaptação, entre outras, com uma noite de entrega de troféus, sendo que vários destes filmes poderão ser usados futuramente como material didático nas escolas da região e até do Estado.