Prefeito destacou as ações que vem sendo desenvolvidas em Nova Andradina voltadas aos jovens do município O prefeito Gilberto Garcia recebeu na tarde de quarta-feira, dia 22 de julho, a visita do jornalista Alessandro Soler, editor assistente do jornal O Globo, do Rio de Janeiro. Na oportunidade, o prefeito Gilberto Garcia concedeu entrevista sobre o toque de recolher, adotado pela juíza Jaqueline Machado em Nova Andradina, bem como destacou as potencialidades do município. O prefeito se mostrou favorável à medida, afirmando que o toque de recolher visa proteger os jovens da criminalidade. “Infelizmente, é uma tendência no País, e a maioria dos crimes cometidos é praticada por menores de idade. A juíza, com esta medida, pretende proteger nossos jovens”, declara o prefeito. O jornalista informou ao prefeito Gilberto Garcia que muitos adolescentes reclamaram da falta de lazer em Nova Andradina, e o prefeito falou que a cidade é diferenciada dos grandes centros, com menos opções de lazer, mas que existem praças em todos os bairros do município, dotadas com quadras de areia, parques, local para caminhadas, apropriados para a prática de esportes, e que o Governo Municipal desenvolve ações voltadas aos jovens, como o Projovem, Banda Marcial Municipal Getúlio Vargas, implantação da Guarda Mirim, campanhas educativas sobre vários temas, competições esportivas, cursos nas áreas de artes e dança, realização de festas tradicionais, como a Festa Julina de Nova Andradina (Fejuna), entre outros programas de nível federal ou criados pelo Poder Público. “A Prefeitura Municipal tem buscado dar o apoio necessário para que os jovens tenham condições de se profissionalizar, proporcionando formação e educação de qualidade, porque é mais fácil investir na criança e no adolescente, para no futuro, não ter que recuperar o adulto”, analisa. O prefeito Gilberto Garcia ainda falou sobre as prioridades da Administração Municipal, que tem foco especial nas crianças, jovens e idosos, destacando que Nova Andradina é cidade polo no Vale do Ivinhema, o 6º município em número de habitantes, e que o Poder Público tem investido em projetos e programas para proporcionar ações que contemplem a todos os setores, como a cultura, social, saúde, e principalmente na educação. “A desagregação familiar é um grande problema, porque hoje as famílias estão transferindo as responsabilidades para o Poder Público. Acredito que o caminho é investir na educação, e não buscar baixar a maioridade penal. Precisamos sim é oferecer oportunidades de formação e profissionalização para os jovens, para que eles tenham condições de ocupar vagas no mercado de trabalho e não tenham contato com a criminalidade”, conclui o prefeito Gilberto Garcia.