O prefeito Gilberto Garcia entregou na tarde de sexta-feira, dia 26 de março, as carteiras de passe livre Estadual e Federal aos idosos e deficientes de Nova Andradina.         A solenidade foi realizada na unidade Vila Operária do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), com as presenças da primeira-dama Joana D’Arc Bono Garcia, secretária de Cidadania e Assistência Social, Maria Eugênia Bruno Andreassi, Helder Faria, representando a deputada estadual Dione Hashioka e o ex-prefeito Roberto Hashioka, presidente da Câmara, vereador Adriano Palopoli, coordenador dos CRAS, Carlos Augusto Simões, assistente social Jozeli Chulli, e os beneficiados com as carteirinhas.         As carteirinhas Estadual e Federal do Idoso dão direito a 10 viagens gratuitas intermunicipais e interestaduais ao ano. A carteirinha estadual é permanente, sendo beneficiados os idosos com 65 anos completos, a carteira federal deve ser renovada a cada dois anos, beneficiando idosos com 60 anos completos. De acordo com levantamento, já foram solicitadas 1825 carteiras federais, e feitas 232 renovações, e as carteiras estaduais tiveram 797 solicitações.          As carteiras Estadual para os Deficientes também dão direito a 10 viagens intermunicipais ao ano, sendo renovadas a cada três anos. Segundo informações da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias), já foram entregues 83 carteiras, entre os anos de 2008 a 2010.         Nesta sexta-feira, foram entregues 10 carteiras aos deficientes, e 27 benefícios urbanos e sete rurais, das carteiras estadual do idoso, e mais 101 renovações das carteiras federal.         A secretária Maria Eugênia informou que esta é a primeira entrega do ano, e ainda estão sendo feitas as entregas das carteiras renovadas, e que todos os idosos e deficientes que tiverem direito, a Semcias está pronta para dar atendimento. “Desejo que façam um bom uso das carteiras, realizando principalmente viagens a passeio, e não em caso de doença”, destaca.         Helder Faria, falando em nome da deputada estadual Dione Hashioka, enviou o abraço a todos os presentes, reafirmando seu carinho e amor pela população de Nova Andradina. “Aproveitem as viagens, que são oportunidades que os Governos estão dando a vocês, que tanto já trabalharam pelo nosso País, nada mais justo este benefício”, afirma.         O presidente da Câmara, vereador Adriano Palopoli, afirmou que os idosos são muito importantes, e que a oportunidade de viajar, visitar a família, está sendo oferecida aos idosos, que tanto contribuíram com o desenvolvimento da cidade. “Este ato singelo representa o reconhecimento aos idosos. Precisamos aprender com a experiência de vocês, que nos acompanhem, para que possamos fazer um trabalho à altura de vocês”, diz.         O prefeito Gilberto Garcia disse que hoje Nova Andradina está neste patamar, graças ao trabalho que os idosos desenvolveram pela cidade, e ainda continuam fazendo. O prefeito afirmou que a Semcias está fazendo a sua parte, realizando o atendimento aos idosos e deficientes, desejando a todos que façam um bom uso das carteiras. “Desejo que vocês façam muitas boas viagens, com muita saúde”, conclui o prefeito.