Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul contam com a participação de delegações de 14 municípios, na modalidade basquetebol O prefeito Gilberto Garcia realizou na noite de terça-feira, dia 07 de julho, a abertura oficial dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (JEMS), no Ginásio de Esportes Irmão Brás Sinigáglia. Os jogos foram iniciados na manhã de quarta-feira, dia 08, e encerram-se no domingo, dia 12 de julho, na modalidade basquetebol. Os JEMS contam com a participação das delegações de Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Dourados, Eldorado, Laguna Caarapã, Maracaju, Paranaíba, Paranhos, Ponta Porã, Rio Brilhante, Tacuru, Três Lagoas, e a anfitriã Nova Andradina. Participaram da abertura dos JEMS o secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto, Luiz Carlos Sampaio, presidente da Câmara, vereador Adriano Palopoli, gerente de projetos da Fundesporte, Paulo César Manzano, diretor da Escola Estadual Professora Nair Palácio de Souza, Acácio Luiz Sampaio, Helder Faria, representando a deputada estadual Dione Hashioka, diretor adjunto da Escola Municipal Luis Cláudio Josué, José Pereira de Lima, coordenador da Funaesp, Gilmar Amorim, além de atletas e estudantes. O secretário Luiz Sampaio afirmou que Nova Andradina se sente honrada em receber em torno de 300 atletas, que se dedicam ao esporte nos seus municípios, e se estão participando dos Jogos Escolares, é porque são destaque. Luiz Sampaio fez um agradecimento especial ao prefeito Gilberto Garcia, pelo apoio que vem dando ao esporte, compreensão e sensibilidade em apoiar eventos que tragam para a juventude momentos de lazer e confraternização. “Queremos que este evento tenham jovens respeitando o espírito esportivo, e que consigam cultivar a amizade, o respeito, solidariedade e confraternização entre os atletas e municípios presentes. Somente pelo fato de estarem aqui, vocês já são grande vencedores e sairão mais fortalecidos desta festa. Desejamos sucesso a todos”, destaca. Helder Faria, falando em nome da deputada Dione Hashioka, desejou a todos uma competição onde cada um busque com muita garra e determinação e vitória, sem se esquecer que o esporte é competição e treinamento. “Procurem continuar praticando esportes a sua vida inteira, porque assim vocês terão mais qualidade de vida. Bons jogos em Nova Andradina”, afirma. O presidente da Câmara, vereador Adriano Palopoli, afirmou que os atletas levarão dos Jogos Escolares a lição da cidadania, desejando que os jovens possam aprender com as derrotas, se fortaleçam e sejam vencedores na vida. “Tenho certeza que será uma bela competição, com todos saindo daqui vencedores”, deseja. Paulo César Manzano desejou sucesso a todos os atletas participantes dos 30º Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul. O prefeito Gilberto Garcia fez uma saudação especial aos atletas, destacando a importância do esporte para o município. “Com muito orgulho recebemos vocês. Desejo que tenhamos uma competição de alto nível e sadia, e que vença o melhor”, conclui. Logo após, marcando a abertura dos JEMS 2009, foi acesa a pira pela atleta Maria Carolina Simões, que conduziu a tocha olímpica. Maria Carolina é atleta de Nova Andradina, vice-campeã do JENA 2007, 5º lugar do MS Olímpico 2009, 3º lugar categoria infantil da Liga Pró Basquetebol 2008, vice-campeã da Copa Mirim Basquetebol Feminino 2008, cestinha geral da Copa Mirim Basquetebol Feminino 2008, cestinha de três pontos da Copa Mirim de Basquetebol 2009, campeã e cestinha da seletiva de Basquetebol 2009. O juramento foi feito pelo atleta Gabriel dos Anjos Rocha. O final da abertura dos JEMS foi coroado com apresentações culturais de dança, organizadas pelo Departamento de Cultura e os alunos do Projovem, finalizando com a apresentação da Banda Marcial Municipal Getúlio Vargas. CONGRESSO TÉCNICO – No período da tarde de terça-feira, dia 07 de julho, na Sala Lúcia Andrade de Toledo Piza, foi realizado o congresso técnico para definir os detalhes dos Jogos Escolares de MS. O secretário Luiz Sampaio recepcionou os convidados, representando o prefeito Gilberto Garcia, desejando as boas vindas e uma competição saudável aos participantes.