Caminhada na Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade marcou Dia Mundial de Luta contra Aids e início da Semana de Combate à Dengue O prefeito Gilberto Garcia e a primeira-dama Joana D’Arc Bono Garcia participaram na manhã desta terça-feira, dia 1º de dezembro, do dia de mobilização contra Aids e dengue, marcando o Dia Mundial de Luta contra Aids e o início da Semana de Combate à Dengue no município de Nova Andradina. A caminhada foi iniciada no Posto Santa Clara, com reunião na Praça Brasil. O evento de abertura contou com as participações dos secretários municipais Norberto Fabri Junior (Saúde), Umberto Canesque Filho (Administração), e Fábio Maurício Selhorst (Desenvolvimento Integrado), presidente da Câmara, vereador Adriano Palopoli, e os vereadores Claudinei Magrelo, Márcio Costa, Sandro Hoici e Zé Bugre, superintendente de Projetos e Políticas Públicas para a Mulher, Edna Chulli, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Clodoaldo Barthiman, coordenadora da Atenção Básica, Jane Maia, coordenador do Controle de Vetores, Marcelo Fagundes, crianças dos Centros de Educação Infantil “Sonho de Criança”, “Cantinho Feliz” e “Educar para Crescer”, presidente do Lions Clube de Nova Andradina, Dra. Cláudia Figueiredo, Apae, Polícia Militar, Departamento Municipal de Trânsito (Demtran), Banda Marcial Municipal Getúlio Vargas, e profissionais da saúde de Nova Andradina. O secretário de saúde, Norberto Fabri Junior, falou sobre o dia de mobilização contra Aids, e sobre a campanha de combate à dengue, que será realizada durante todo o mês de dezembro, em todos os bairros de Nova Andradina, para retirar todos os focos da dengue nas residências, que representam 80% dos focos. “Todo o nosso trabalho é para que tenhamos um verão sem dengue, contando com o apoio da nossa população. Estamos no início da nossa batalha, seguindo determinação do nosso prefeito Gilberto Garcia, para acabar com este mal que aflige qualquer pessoa, e que neste ano tenhamos baixos índices de dengue na cidade”, analisa. O presidente da Câmara, vereador Adriano Palopoli, disse que a caminhada simboliza a discussão de dois assuntos, a prevenção da Aids e o combate à dengue. Adriano informou que o Estado de MS é o 8º em incidência de Aids, destacando que todos devem se prevenir. Sobre a dengue, o vereador falou que a responsabilidade é de todos, e deve ser trazida para dentro das residências. “Temos o compromisso e a responsabilidade de auxiliar neste trabalho, para que Nova Andradina continue à frente, privilegiando a qualidade de vida do cidadão”, afirma. O prefeito Gilberto Garcia afirmou que o Dia Mundial de Luta contra Aids traz um alerta a toda população, destacando que o Vale do Ivinhema, graças ao trabalho desenvolvido, tem um dos menores índices de incidência de Aids no Estado, com em torno de 58 casos registrados. Gilberto Garcia, falando sobre a dengue, disse que mesmo com a evolução da ciência, não foi possível controlar este mal, alertando toda população de que a dengue nasce dentro de casa, contando com o apoio de todos para erradicar esta doença. “Recebam a equipe de trabalho de controle da dengue, cuidem de suas casas, não deixando água parada, para que tenhamos um ótimo monitoramento neste verão. Nossa meta é chegarmos em 2010 sem dengue, contando com o trabalho de todos. A todos, desejo uma feliz jornada, porque se vocês tiverem êxito, Nova Andradina também terá, nós confiamos em todos vocês”, conclui o prefeito. Durante todo o dia, ficaram disponíveis barracas na Avenida Moura Andrade, em frente ao Banco do Brasil, na prevenção da Aids, e em frente ao Supermercado Paraíso, no atendimento à dengue, com os profissionais de saúde mostrando o seu trabalho e fornecendo orientação para a população de Nova Andradina.