Supermercado Paraíso foi primeira empresa a confeccionar e iniciar a campanha de substituição de sacolas plásticas por retornáveis em Nova Andradina O prefeito Gilberto Garcia, acompanhado da primeira-dama Joana D’Arc Bono Garcia, participaram na manhã de sexta-feira, dia 06 de março, do lançamento oficial das sacolas retornáveis, confeccionadas pelo Supermercado Paraíso para os consumidores aderirem à campanha de substituição das sacolas plásticas. O lançamento foi realizado no Supermercado Paraíso, com a presença do diretor da empresa e presidente do Sindicato do Comércio de Nova Andradina (Sinconova), Sílvio Papacosta Junior, professor Paulo Schotten, da Finan, coordenador do projeto, professor Carlos Vicente Berner, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Finan, secretário municipal de Desenvolvimento Integrado, Fábio Maurício Selhorst, engenheira agrônoma da Secretaria de Desenvolvimento Integrado (Semdi), Cornélia Nagel, e do futuro presidente da Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina (Acina), Arion Aislan de Souza. Durante o lançamento oficial da campanha, todos os consumidores estavam sendo conscientizados da importância da substituição das sacolas plásticas, que demoram séculos para se decompor, retardam a decomposição dos detritos nelas contidos, entopem esgotos, diminuem a vida útil dos aterros sanitários, além de contaminar o solo, mares e rios. O diretor do Supermercado Paraíso, Sílvio Papacosta Junior, afirmou que a empresa está preocupada com o meio ambiente, e aderiu à iniciativa juntamente com o Sinconova, Semdi, Finan e Acina, visando confeccionar as sacolas retornáveis, que serão vendidas a preço de custo aos consumidores, incentivando o uso das sacolas oferecendo faixas de descontos para quem não utilizar as sacolas plásticas. “Vamos também fazer um trabalho de conscientização com nossos consumidores, para diminuir os impactos gerados ao meio ambiente com a utilização das sacolas plásticas”, afirma. Sílvio Papacosta Junior afirmou que hoje são consumidas pelo Supermercado Paraíso, em média, de 200 mil a 250 mil sacolas plásticas, e que a meta é reduzir ao máximo esse consumo. “Devemos começar com uma pequena redução, trabalhando e conscientizando para que possamos conseguir reduzir esse consumo de sacolas plásticas. Acredito que o incentivo e conscientização já é um grande passo para todo o comércio de Nova Andradina”, explica. A consumidora Maria Conceição de Oliveira foi a primeira a adquirir uma sacola retornável, e afirmou que esta campanha é muito importante, pois sabe que as sacolas plásticas poluem o meio ambiente. Conceição disse ainda que sempre lutou muito para ver esse projeto implantado, destacando que é necessário que todos os consumidores se conscientizem da importância das sacolas retornáveis. “Hoje, vejo um sonho realizado”, resume a consumidora.