O prefeito Gilberto Garcia participou na noite de terça-feira, dia 15 de dezembro, da palestra com tema “Família: Direitos e Deveres”, realizada no Instituto O Bom Menino para pais, ministrada pela juíza Jaqueline Machado, juntamente com sua equipe multidisciplinar, contando com a participação do Conselho Tutelar.

Prestigiaram a palestra a superintendente de Projetos e Políticas Públicas para a Mulher, Edna Chulli, e a equipe do Centro de Atendimento à Mulher (CAM) Nova Vida, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Sílvia Leal, coordenadora do Instituto O Bom Menino, Célia Ferreira de Souza Marques, conselheiros tutelares de Nova Andradina, além dos pais convidados.

A presidente do CMDCA, Sílvia Leal, solicitou a todos empenho na continuidade dos trabalhos em defesa da criança e do adolescente, maior participação da comunidade na proposição de políticas públicas, e informações para fazer o atendimento adequado às crianças e adolescentes.

O Conselho Tutelar fez uma apresentação sobre as leis e funcionamento em Nova Andradina, na defesa dos direitos da criança e do adolescente e atendimento à violação de direitos. Hoje, são cinco conselheiros atuando no município, com 741 fatos registrados em 2009. O Conselho Tutelar deve ser acionado em caso de abuso, violência ou negligência contra as crianças e adolescentes.

Dra. Jaqueline Machado falou sobre as responsabilidades e os deveres importantes dos pais, como o afeto e o amor sem fraquezas, pois os filhos não podem fazer tudo o que querem, sem limites, permitir que os filhos façam suas escolhas, educação, valores de respeito e comportamento, importância do trabalho, saber participar, vigiar e corrigir os filhos, com equilíbrio, além de dar bons exemplos aos filhos. “Não há uma fórmula, é preciso ter bom senso. O que sempre digo é que o nome da criança é hoje, pois amanhã pode ser tarde demais”, analisa a juíza.

A equipe multidisciplinar da Vara da Infância e da Juventude, composta pela psicóloga Nilcéa Emília Lenharo, e as assistentes sociais Denize Lorenzon e Ilza Maria Resende, fizeram duas apresentações, sobre as mudanças no modelo familiar e o papel dos pais, e também sobre negligência familiar, oferecendo orientações aos pais de como proceder para que os filhos sejam adultos equilibrados, fortes, sadios e felizes.

Ao final das apresentações, o prefeito Gilberto Garcia disse aos pais que o mais importante é participar da educação dos filhos, dar carinho, acompanhar e cuidar. “Aproveito a oportunidade para desejar a todos um feliz natal, que tenhamos muita fé, e um ano de 2010 com muito trabalho e saúde”, conclui o prefeito.