Superintendente do Incra/MS, Flodoaldo Alves de Alencar, fez balanço sobre os trabalhos desenvolvidos em 2008 O prefeito Gilberto Garcia participou na tarde de quinta-feira, dia 12 de março, de reunião sobre o tema de reforma agrária, para tratar de assuntos pertinentes aos municípios da região do Vale do Ivinhema. A reunião foi realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Andradina, com as presenças do superintendente do Incra/MS, Flodoaldo Alves de Alencar, prefeitos de Ivinhema, Renato Pieretti Câmara, de Novo Horizonte do Sul, Marcílio Álvaro Benedito, vice-prefeito de Anaurilândia, Antônio Carlos Brechó, secretário de Agricultura de Taquarussu, João Crivelli (João do Bruno), presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Nova Andradina, Adilson Remelli, de Ivinhema, Francisco Alves Barbosa, de Taquarussu, Antônio Cândido de Araújo, secretário de Administração de Angélica, Francisco Bernardo Nascimento, técnico agrícola da Agraer de Angélica, Carlos Ferreira Rocha, secretário de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Assuntos Fundiários de Anaurilândia, Jezeanias Rodrigues da Silva, vereadores de Anaurilândia Geraldo Fernandes Martins e Celso Alves dos Santos, integrantes da equipe técnica do Incra, Zacarias Alves da Silva, técnico em reforma e desenvolvimento agrário, José Humberto dos Santos, engenheiro florestal, entre outros presentes. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Andradina, Adilson Remelli, deu as boas vindas aos participantes da reunião. O prefeito Gilberto Garcia afirmou que os assentamentos geram impactos positivos na região, e que fez questão de participar da reunião para ouvir as propostas do Incra para os municípios, reafirmando seu apoio aos projetos. O prefeito de Novo Horizonte do Sul, Marcílio Benedito, afirmou que estava trazendo reivindicações referentes à dívida rural de 1988, dos assentados. Marcílio afirmou que já foi à Brasília levar as reivindicações, mas as dificuldades são grandes e a dívida a cada dia aumenta. O vice-prefeito de Anaurilândia, Antônio Carlos Brechó, afirmou que veio para fazer solicitações para os três assentamentos no município, além de ouvir as propostas do Incra para a solução de problemas. O prefeito de Ivinhema, Renato Câmara, afirmou estar feliz em ver o desejo do Incra em dar suporte aos assentados, que é fundamental na solução dos problemas enfrentados, que devem ser resolvidos com muito diálogo. Renato afirmou que o município de Ivinhema tem trabalhado buscando soluções na Agricultura Familiar, trazendo vida melhor para todos. O superintendente do Incra, Flodoaldo Alves de Alencar, informou que Mato Grosso do Sul possui hoje 171 assentamentos criados, com uma população de assentados que ultrapassa 30 mil pessoas. Flodoaldo afirmou que o Incra, criado há 25 anos, vem acumulando problemas desde o início da reforma agrária, e que desde a sua nomeação, há um ano, tem trabalhado para não criar assentamentos, mas sim resolver os problemas e fomentar os assentamentos já existentes. “Tinha convicção de que este trabalho que vem sendo realizado iria ser reconhecido, e está sendo”, afirma. Flodoaldo fez um balanço dos trabalhos do Incra/MS, fornecendo informações de que em 2008, foram 2.399 famílias assentadas, e existem próximo de cinco mil residências sendo construídas em assentamentos. O superintendente disse que o Incra/MS busca a parceria de duas instâncias, os municípios e os movimentos sociais, para o sucesso dos projetos de reforma agrária. “A reforma agrária também é desenvolvimento territorial, os recursos destinados aos assentamentos fazem a máquina do município girar”, destaca. Sobre o assentamento Teijin, Flodoaldo informou que estão sendo liberados recursos para as 1007 residências, com R$ 12 mil para cada unidade habitacional, divididos em três parcelas. “Os novos assentamentos, ao final de três anos, devem receber recursos da ordem de R$ 20 mil, para construção da casa e recursos do projeto de apoio à mulher”, informa. Ao final da fase de apresentação, o superintendente do Incra/MS, Flodoaldo Alves, respondeu às perguntas dos municípios sobre os assentamentos e investimentos que serão realizados ao longo do ano.