O prefeito Gilberto Garcia esteve nesta semana em Brasília, buscando recursos para serem aplicados no município, em obras e programas que contemplem a população. Durante a sua viagem, o prefeito Gilberto Garcia esteve em visita ao gabinete dos senadores Valter Pereira e Delcídio Amaral, tratando sobre os projetos protocolados em Brasília, falando sobre emendas de 2009, para o exercício 2010. O prefeito Gilberto Garcia também solicitou a regulamentação da Emenda Constitucional 29, apontado a sua importância para a saúde de Nova Andradina, que é considerada a solução para o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A Emenda 29 fixa percentuais mínimos a serem destinados à Saúde pela União, por Estados e Municípios. A medida obrigou o Governo Federal a investir em saúde, em 2000, 5% a mais do registrado no ano anterior e determinou que nos anos seguintes esse valor fosse corrigido pela variação nominal do PIB (Produto Interno Bruto). Os Estados ficaram obrigados a aplicar 12% da arrecadação de impostos e os municípios, 15%. Trata-se de uma regra transitória que deveria ter vigorado até 2004, mas que continua em andamento por falta de uma lei complementar que regulamente a emenda. “Estamos fechando o ano com saldo positivo, enfrentamos todas as dificuldades, e temos a certeza de que em 2010, continuaremos trabalhando para oferecer sempre o melhor para nossa população. Vamos em frente, avançando sempre”, expõe o prefeito.