O prefeito Gilberto Garcia e o secretário municipal de Desenvolvimento Integrado, Fábio Maurício Selhorst, visitaram na tarde de segunda-feira, dia 20 de julho, o plantio de pepino da Associação dos Pequenos Produtores do Retiro do Frutuoso, no Assentamento Teijin. Os produtores já estão realizando a colheita do pepino, que foi plantado no final de junho. Eles receberam incentivos através do convênio nº 035/2009, celebrado entre Prefeitura Municipal e a associação de produtores, para o custeio de adubação, fertirrigação, adubos foliares, e defensivos agrícolas. Na oportunidade, o prefeito Gilberto Garcia ficou muito feliz com o que viu, pois a produção dos dois hectares de pepino plantados está muito satisfatória, e os recursos foram bem aplicados na irrigação. De acordo com os produtores organizados em associação, a produção está sendo escoada para Bataguassu, para a empresa Refricon Mercantil Ltda. O prefeito Gilberto Garcia afirmou que com iniciativas simples, a Prefeitura Municipal está auxiliando alavancar a produção de alimentos nas propriedades rurais, além de incentivar a diversificação da produção, sempre oferecendo assistência técnica e auxílio no controle da Agricultura Familiar. Gilberto disse ainda que irá incentivar novos projetos similares vindos dos assentamentos, buscando recursos nas demais esferas para o desenvolvimento dos projetos, e que os produtores devem se organizar para conquistar os recursos. “Vamos buscar levar o recurso para o maior número de produtores possível, ajudando na realização de projetos nos assentamentos. O plantio retrata que é possível ter sucesso na realização destes projetos”, analisa o prefeito Gilberto Garcia.