Entusiasta das escolas técnicas e profissionais, o Prefeito Gilberto Garcia tem, no entanto, lutado muito para ampliar o setor educacional sistemático, em Nova Andradina.         Desde que assumiu o Poder Executivo, em 2009, trabalha para consolidar a cidade como polo estudantil, priorizando contudo, o Ensino Fundamental, como meio de acesso seguro aos demais níveis de escolaridade.         Uma de suas maiores alegrias, foi ter sido protagonista da inauguração da sede própria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Nova Andradina e da implantação do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, que está em funcionamento desde fevereiro deste ano, com dois cursos.         O Instituto é, na opinião de todos, e também do Prefeito, o melhor exemplo de que Nova Andradina está conceituada entre os municípios privilegiados por entidades educacionais de grande prestígio, como a UFMS, a UEMS, a Finan, a Iesna, a Anaec, a Fatec, UnigranNet, Uniderp/Anhanguera, e várias escolas de ensino fundamental e médio.         “Nova Andradina é o único município do Estado a contar com três entidades educacionais gratuitas, sendo duas de ensino superior e uma de médio”, sempre afirma o Prefeito, referindo-se à UEMS, UFMS e IFMS. Para tornar acessível o conhecimento do que é o Instituto Federal, o Prefeito vai promover uma visita para os alunos dos 9º anos, de todas as escolas da Rede Municipal, neste dia 17, com saída às 7h30, em frente à Secretaria de Educação, à Rua Walter Hubacher.         A visita será feita também para a imprensa local e todos os Vereadores, Secretários e convidados especiais. Para Gilberto Garcia “o Instituto é uma das nossas maiores conquistas e precisamos popularizar o conhecimento de suas atividades, proporcionando aos alunos meios de conhecerem de perto, suas instalações e atividades, para quem sabe, despertar o desejo de participarem dos seus cursos, que são Informática e Técnicas Agrícolas”, diz ele.         Visitando as salas dos 9º anos da Escola João de Lima Paes, junto com a Diretora Lúcia Pires de Araújo, o Prefeito aproveitou para enfatizar a necessidade dos alunos assumirem o compromisso de se politizarem, estudando e aprimorando os conhecimentos, para que possam “representar nosso município, exercendo suas atividades seja como empresários, bons profissionais, ou mesmo assumindo postos da política”, disse ele.         Em sua fala, o Prefeito acrescentou que “estamos fazendo todos os esforços para que a Educação em Nova Andradina seja a de melhor qualidade, e ofereça oportunidades a todos de se instruírem, e ainda que a escola seja o formador de caráter, juntamente com a família”, disse ele. Também incitou a todos para que “aproveitem as oportunidades e sejam, em qualquer área que escolham, o melhor que puderem”, falou.         Os alunos ficaram emocionados com as palavras do Prefeito, e afirmaram que a escola tem sido eficiente no que se propõe, e todos agradeceram pela oportunidade de visitar o Instituto, aliás, como afirmaram, é uma curiosidade da maioria, que tem desejo de seguir carreira nas áreas de Informática e de Técnicas Agrícolas.