Neste dia 2 de junho, Nova Andradina perdeu a professora Nair Palácio de Souza, de 83 anos. A primeira mestra da história da cidade, está sendo homenageada postumamente, pelo Governo Municipal, que decretou luto oficial por três dias.         A Professora Nair Palácio, que deu nome a uma das maiores escolas estaduais da cidade, faleceu em Dourados, nesta madrugada, de parada respiratória, por volta das 3h30.         O Prefeito Gilberto Garcia lamentou a perda da pioneira da Educação novandradinense, lembrando que “seu carinho envolveu a comunidade de Nova Andradina, tendo sido a timoneira que levou as primeiras letras a muitos de nossos cidadãos. Mãe exemplar, esposa dedicada, e principalmente, uma mulher de fibra, que foi instrumento de sabedoria, para tantos que a conheceram e tiveram o privilégio de seu convívio. Nossos sentimentos a todos os familiares e amigos”, concluiu Gilberto Garcia.         O velório será realizado no Velório Municipal, a partir das 12 horas, quando da chegada do corpo em Nova Andradina.

BIOGRAFIA NAIR PALÁCIO – A professora Nair Palácio nasceu em 29 de novembro de 1.926, na calma e acolhedora cidade de Birigui, interior de São Paulo.         Filha de Gildo Palácio de Souza e Regina Buosi Palácio, viúva do Sr. Rubens Roberto de Sousa com quem teve uma filha, a também professora Margarida Regina da Conceição de Souza, avó de dois netos. Iniciou seus trabalhos como professora leiga em 1956 da escola da Fazenda Bataguassu, em Guararapes, Estado de São Paulo.         Chegou ao nosso Estado em 1963, onde lecionou da Escola Municipal Fazenda primavera, município de Batayporã. De 1.972 à l.978, exerceu as funções de inspetora de alunos nos turnos vespertino e noturno na Escola Professor João de Lima Paes e no matutino lecionava na Fazenda Esperança. Em 1.972 formou-se como professora normalista. Trabalhou como professora nas Escolas Estaduais Padre Anchieta, Luis Soares Andrade, Antonio Joaquim de Moura Andrade e Austrílio Capilé Castro, sendo que nesta última aposentou-se voluntariamente, depois de mais de trinta anos dedicados ao magistério.           O nome de Dona Nair foi escolhido em 1.994 para denominar a nova Escola que naquele ano foi criada pelo Governo do Estado, a E.E. Professora Nair Palácio de Souza. Sua indicação é atribuída até hoje pelo seu profissionalismo, dedicação e competência que marcaram seu trabalho enquanto estava atuando em sala de aula.         “Os professores ideais são os que se fazem de pontes, que convidam seus alunos a atravessarem e depois, tendo facilitado a travessia desmoronam-se com prazer, encorajando-os a criarem as suas próprias pontes”. Assim foi a trajetória de Dona Nair na educação.