Os médicos e profissionais da Saúde de Nova Andradina e Batayporã foram reunidos na Câmara Municipal, em evento promovido pela Associação dos Amigos da Criança com Câncer, para uma capacitação, nestes dias 5 e 6 de outubro.         O projeto da AACD leva o título de “Fique de Olho, pode ser câncer infanto-juvenil” tem como objetivo levar à todas as cidades do Estado, em cinco anos, esta capacitação visando ampliar a possibilidade de diagnóstico precoce do câncer em crianças e jovens.         Neste dia 6, a Sra. Regina Filipini, Coordenadora do Projeto, recebeu o Prefeito José Gilberto Garcia, acompanhado do Secretário Municipal de Saúde Tito José, quando esclareceu que o projeto veio para Nova Andradina, por já conter casos de câncer em tratamento, diagnosticados e registrados em Campo Grande, na sede estadual da AACD.         No dia 5, a palestra inicial foi proferida pela Dra. Queila Muniz, Pediatra Oncológica, do Setor de Tratamento Oncohematologico Infantil do Hospital Rosa Pedrossian, de Campo Grande. Neste dia 6, as palestras seguem com a Dra. Fátima Cavalan, Odontologa; Dra. Ivone Prieto Zanoni, Nutricionista; Claudia Pinto, Psicóloga; Dr. Marcelo dos Santos Souza, Pediatra Oncologico e Diretor Clínico da AACD, e Coordenador Cientista do Projeto; Ana Claudia Barros, Assistente da Coordenação da AACD e a própria Regina Filipini.         Frisando que o Projeto objetiva capacitar os profissionais de saúde sobre o diagnóstico do câncer em crianças e jovens, Regina lembrou que em Campo Grande já existe um centro avançado de tratamento da doença, tão importante quanto o de Barretos.         Em sua saudação, Tito lembrou que a AACD é uma instituição conceituada no tratamento do câncer em crianças e jovens e que “é uma honra receber estes profissionais para nos auxiliar na região, sobre o diagnóstico da doença”, frisou, e saudou a todos, agradecendo pela oportunidade de um curso tão importante.         O Prefeito Gilberto Garcia aproveitou para informar sobre o Programa de Prevenção do Câncer em Mulheres, que vem sendo levado a efeito, e anunciou medidas que pretende adotar para favorecer o tratamento, tão logo o Hospital Regional de Nova Andradina esteja em funcionamento.         Gilberto agradeceu a presença da AACD e parabenizou pelo trabalho que realiza em favor das crianças, destacando que “nesta semana da criança, este é um belo presente que proporcionamos à sociedade de Nova Andradina, através deste maravilhoso trabalho da AACD”, concluiu saudando os médicos e todos os profissionais da Saúde presentes, incluindo os de Batayporã.