Nova Andradina já se inseriu nas normas do Programa de Alimentação Escolar, que recomenda a participação dos produtores do Programa Agricultura Familiar, na merenda escolar.         A partir de agora, por determinação do Prefeito Gilberto Garcia, as escolas da rede municipal vão poder contar com verduras e legumes fresquinhos, produzidos aqui mesmo no Município. A exigência é o cumprimento das formalidades da chamada pública, e que o produtor seja portador da DAP, que é a Declaração de Aptidão ao Programa de Agricultura Familiar, do Governo Federal.         A primeira entrega dos produtos foi feita neste dia 14, na Escola João de Lima Paes, com a presença do Prefeito Gilberto Garcia, do Secretário de Desenvolvimento Integrado, Fábio Selhorst; da representante da Secretaria de Educação, Nair Lorencini Russo; da Diretora da Escola, Lúcia Pires de Araújo, e da professora Alzira Sanches; do presidente da Associação dos Hortifrutigranjeiros do Vale do Ivinhema, Sr. Odécio Mantovani; dos produtores Aparecido Alves de Souza, do Assentamento Santa Olga, lote 94; Clóvis Batista do Nascimento, do Bairro Bernardo, km 61; Oscar Nepomuceno, do Assentamento Santa Olga, lote 74.         O Coordenador da Merenda Escolar de Nova Andradina, Paulo D’Alckimin inspecionou os produtos que foram entregues, e a aluna Larissa Natali, do 9º ano B, da Escola João de Lima Paes, deu depoimento, considerando a merenda da escola, como de ótima qualidade. “Agora, estamos certos de que vai melhorar ainda mais, porque estão incluindo verduras que, só de olhar, dá água na boca”, disse ela.         De fato, conforme falou o Prefeito, durante o ato da entrega das verduras às merendeiras, “não basta o Governo Municipal privilegiar os produtores locais. É preciso que os produtos sejam de ótima qualidade, pois os nossos alunos merecem o que há de melhor”, disse.         De acordo com D’Alckimin, os produtos foram selecionados, e serão entregues semanalmente, 160 maços de alface, 110 de couve, 64 de cheiro verde. Fábio Selhorst da Semdi comunicou ao Prefeito que estão sendo ultimados os preparativos documentais, para que os produtores do Santa Olga possam participar da merenda com a entrega de leite in natura, e também outros produtos que estão sendo estudados.         A diretora Lúcia e os professores confessaram estar muito satisfeitos com a nova sistemática, uma vez que, as verduras são frescas, de ótima qualidade e “só de olhar, dá vontade de consumir. Isto vai tornar a alimentação dos alunos ainda mais saudável”, explicou a diretora.         Para Gilberto Garcia, esta é uma forma de o Governo Municipal contribuir para o desenvolvimento da produção e diversificação das culturas, entre os produtores do Programa de Agricultura Familiar. “Vamos intensificar a parceria e em breve, poderemos até ampliar para outros programas do Governo Municipal, a aquisição dos seus produtos”, disse ele, elogiando a qualidade das verduras e a presteza com que os produtores estão fazendo a entrega.         O presidente da Agrovi, Sr. Odécio Mantovani não escondeu seu contentamento e explicou que muitos outros produtores estão trabalhando para conseguir a documentação e assim participarem também da chamada pública, possibilitando que todos possam ter acesso à venda para a Prefeitura, dos seus produtos.         “Estamos muito satisfeitos e vemos que o nosso Prefeito tem se empenhado em nos ajudar, nas conquistas de mais espaço para a venda, intermediando e contribuindo para facilitar o processo de inclusão dos produtores nesses benefícios”, explicou ele, parabenizando e agradecendo ao Prefeito, e aos profissionais da Semdi, que “tanto têm nos ajudado”, finalizou ele.         Os alunos do 8º ano participaram da entrega das verduras e ficaram entusiasmados ao ver que poderão, a partir de agora, ter na merenda, produtos frescos e de qualidade.