A solenidade de posse da nova diretoria da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), aconteceu neste dia 31 de janeiro, em cerimônia prestigiada pelas mais altas autoridades do Estado.         O Prefeito de Nova Andradina, José Gilberto Garcia destacou pontos importantes da lada do Governador, quando ele enfatizou seu desejo de articular junto com todos os prefeitos, meios para conseguir recursos federais para realizar obras estruturais. Gilberto disse que André se comprometeu em lutar para que a divisão dos royalties do pré-sal e a aprovação da emenda 29 para a Saúde, se tornem realidade. “Precisamos de uma divisão mais justas dos recursos, e o Governador está empenhado em nos ajudar”, disse Gilberto.         Após a cerimônia, o Prefeito Gilberto Garcia conversou com o Governador Puccinelli, quando expôs alguns problemas emergenciais da cidade. “Aproveitamos a posse da diretoria encabeçada por Jocelito Kruger, à frente da Assomasul, e conversamos com o Governador, para que nos ajude a solucionar problemas como a liberação dos recursos para obras como as drenagens e contenção da erosão”, frisou Gilberto.         Tanto no seu discurso quanto na conversa particular com o Prefeito, Puccinelli garantiu que “municipalidade” continua sendo palavra de ordem de sua administração e que vai se empenhar para responder às demandas das prefeituras. “Sem dúvida, nesse nosso segundo mandato, os prefeitos poderão contar mais com o Executivo”, atestou o Governador.         Para Gilberto, a fala de Jocelito Krug, prefeito de Chapadão do Sul e que doravante representará a entidade que aglutina as prefeituras, foi realmente alentadora, pois anunciou intenção de reforçar as reivindicações junto ao governo federal, com mobilizações junto a entidades de peso como a Confederação Nacional de Municípios (CNM). A demanda de recursos para a saúde vai ser um dos principais tópicos dessa luta, e com certeza, nesta nova etapa de administração federal, é fundamental a união de esforços direcionados para estes pontos, que representam avanços incomensuráveis para a solução dos problemas, especialmente os relacionados com a saúde pública.         A intenção é garantir que a União aumente a destinação financeira, considerando que as prefeituras já investem o que é possível. “Só os prefeitos sabem o quanto precisamos. Ninguém hoje investe menos de 20% [da receita municipal]. A emenda 29 vai ser a bandeira de Mato Grosso do Sul em Brasília”, disse o novo presidente da Assomasul, ao qual fez coro o Prefeito de Nova Andradina e todos os presentes na solenidade.          Como se sabe, a emenda 29 é aquela que determina o investimento, por parte do Governo Federal, de maior percentual dos recursos da União a serem obrigatoriamente destinados à Saúde.         Outra proposta é conseguir que o Congresso Nacional cumpra a determinação de decidir até o ano que vem os novos critérios de partilha do FPE e FPM. O montante de 1,392% que cabe a Mato Grosso do Sul no critério atual é injusto, apontou André, citando exemplo de estados mais novos que fazem jus a 4%. “Em Mato Grosso do Sul haverá união do governo com os municípios para inserir na pauta de decisões os royalties, a Emenda 29, o FPE e o FPM”, assegurou o governador. Considerando positiva a luta dos prefeitos, Gilberto anunciou que, na próxima semana, deverá viajar à Brasília, juntamente com outros prefeitos, a fim de encaminhar várias propostas e buscar a liberação dos recursos, mais propriamente os designados pela Defesa Civil, para Nova Andradina. “A luta dos municípios é conjunta, e estamos fortalecidos para novos embates, que com certeza, haverão de render preciosos frutos para todas as cidades”, finalizou ele, aproveitando para parabenizar os novos diretores da Assomasul.