Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

        A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado promoveu o Dia de Campo, juntamente com a Agraer, no dia 24 de agosto, na Unidade Demonstrativa do Projeto “Balde Cheio”, que foi implantada no Sítio Santa Luzia, no Bairro Laranjal.         O objetivo foi apresentar os resultados obtidos, após cinco meses da implantação da nova pastagem, e das técnicas de manejo, previstas no projeto, como a mistura de uréia, na cana oferecida aos animais, durante o inverno.         De acordo com o titular da pasta do Desenvolvimento, Fábio Selhorst, o Dia de Campo foi prestigiado por mais de 120 pessoas, a maioria produtores de Nova Andradina e de outros 4 municípios. Além deles, professores e alunos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, além do Prefeito Gilberto Garcia, que prestigiou a reunião, aproveitando para levar aos produtores a sua mensagem de otimismo, de fé nos avanços e conquistas do setor rural.         Também estiveram no local, técnicos da Prefeitura, Agraer, Crescer e Senar, o Vereador Márcio Costa, o Coordenador Regional da Agraer, Sandro Poloni, o Gerente do Banco do Brasil, Nobuyoshi Ogiwara, o Presidente da Aprobens, Edilson Nantes e vários presidentes de associações de produtores rurais do Município.         Na oportunidade, Gilberto Garcia destacou a visão e o empenho dos proprietários do Sítio Santa Luzia, Sr. Edmilson e Sra. Genuína, que investiram no futuro, e garantem hoje uma melhor produtividade. Conclamou os demais produtores para que valorizem as iniciativas, e se unam aos esforços que estão sendo realizados, com o objetivo de favorecer o setor, com vistas a aumentar a renda nas propriedades. “A prefeitura sempre será parceira de iniciativas que valorizem o trabalho do homem do campo”, finalizou o prefeito.         Como encerramento do evento, os participantes foram convidados para um almoço oferecido pela Aprobens, que contou com o apoio da prefeitura, da Agraer, da Coopavil e da Seiva, representante John Deere.

O PROJETO – No primeiro semestre de 2010, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Integrado, Fábio Maurício Selhorst, propôs à Associação de Produtores dos Bairros Laranjal, São Bento e Papagaio (Aprobens) a implantação de projeto visando à melhoria na produção de leite nas propriedades daquela região do município. Convidada a participar da iniciativa, a Agraer sugeriu a implantação de unidade demonstrativa do Projeto Balde Cheio MS. A implantação do projeto foi viabilizada através de um convênio celebrado em julho de 2010 entre a Prefeitura e a Aprobens e contou ainda com um financiamento do Banco do Brasil, através do PRONAF, aos proprietários do sítio onde o projeto foi implantado.         A execução do projeto envolveu reforma e piqueteamento de 2,2 hectares de pastagem, exames e vacinação dos animais, além de introdução de novas técnicas de manejo.

OS RESULTADOS – Após apenas cinco meses de uso da nova pastagem e mudanças no manejo na propriedade, já é possível observar alguns resultados importantes. “As vacas estão com peso e aspecto muito melhor”, afirma Ivan Macena, agrônomo da Agraer e coordenador estadual do Balde Cheio MS. “Isso mostra o efeito da melhor alimentação oferecida aos animais, que já respondem com maior produção de leite”, conclui Macena. “Todo inverno eu passava com dívidas para manter a produção de leite. Pela primeira vez, no meio do inverno, estou com as contas em dia”, comemora Edmílson de Souza, o “Baixinho”, proprietário do Sítio Santa Luzia, que abraçou o projeto e agora vê os primeiros resultados do seu trabalho. A produção de leite, que girava em torno 40 litros há um ano, vem se mantendo na faixa de 100 litros por dia – mesmo com o tempo mais seco e as geadas – e deve crescer nos próximos meses, podendo superar 200 litros diários durante o verão com a continuidade do projeto. “Outros produtores do município que implantaram o projeto também estão obtendo aumento da produção”, confirma Rodrigo Zanoni, coordenador da Agraer em Nova Andradina. Sandro Poloni, coordenador regional da Agraer, destacou a união de todos o envolvidos para o sucesso do projeto: “Está sendo muito importante a parceria entre Agraer, prefeitura, associação de produtores, Banco do Brasil e Coopavil para os bons resultados desta unidade demonstrativa”, pontua Poloni. O Secretário de Desenvolvimento Integrado, Fábio Selhorst, disse esperar ainda mais do projeto: “Vamos medir o sucesso desta unidade demonstrativa pelo número de produtores que se encorajarem a implantar o Balde Cheio MS em suas propriedades nos próximos meses. Acredito que muitos irão seguir o exemplo do Sr. Edmílson”, concluiu o secretário.