Nova Andradina, como cidade polo regional, tem a missão de caminhar na frente, liderando iniciativas e realizando atividades que possam diminuir as dificuldades que entravam o desenvolvimento.         Uma das medidas tomadas pelo Prefeito Gilberto Garcia, foi aceitar o desafio de gerir as atividades relacionadas com o Meio Ambiente, trazendo para o Município a responsabilidade de conceder licenças ambientais e exercer a fiscalização de atividades que possam interferir com o ecossistema.         Para tanto, recebeu em seu Gabinete, neste dia 22, técnicos do Imasul (Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul), sediado em Campo Grande: Lorivaldo Antonio de Paula (Gerente de Modernização e Desenvolvimento); Francisca Fernandes de Albuquerque (Gerente de Recursos Pesqueiros e Fauna); Angélica Haralampidou (Gerente de Recursos Hídricos), juntamente com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Integrado, Fábio Maurício Selhorst. Na oportunidade, foi explanado ao Prefeito, as condições do Termo de Cooperação que será assinado entre a Sema - Secretaria de Estado que cuida do Meio Ambiente, e a Prefeitura, para que as ações ali alinhadas, sejam realizadas pelo Município.         O Prefeito Gilberto Garcia disse que “um dos motivos que nos levam a buscar esta saída, é para facilitar o acesso dos interessados, ao licenciamento de atividades, e principalmente, para agilizar o processo, já que, atualmente, o tempo exigido é muito longo, prejudicando as iniciativas”.         O Prefeito ainda informou que a Prefeitura tem todo o interesse em orientar, antes de punir e que os técnicos da SEMDI, que estarão encarregados dessas atividades, estarão à disposição para serem treinados e capacitados.         Para o Sr. Lorival, “não se trata de transferir responsabilidades, mas sim de cooperar para que o Município e o Estado atendam o contribuinte”.          Fábio explicou ao Prefeito que uma das exigências do Termo de Cooperação, é que a Prefeitura contrate um Engenheiro Químico ou Ambiental e o Prefeito, prontamente, aquiesceu, afirmando que “a Prefeitura fará o que for necessário para cumprir o papel dentro das exigências legais, mas proporcionando ao contribuinte, condições para que o seu projeto seja viabilizado, dentro do menor tempo possível e sem burocracia desnecessária”, afirmou.         A Sra. Angélica, Gerente de Recursos Hídricos do Imasul lembrou que naquela data, comemora-se o Dia Mundial da Água, e que é preciso manter atividades educativas, para que a sociedade possa utilizar-se desse recurso, com parcimônia e ciente de que não é um recurso infinito.         Fábio explicou ainda que haverá um curso de 40 horas, para capacitar os técnicos e que existe um Conselho formado por pessoas de Nova Andradina e do Imasul, para dirimir dúvidas, quando existirem.          Dentro dos próximos dias, estará sendo formalizado o Termo de Cooperação e Nova Andradina estará sediando as atividades de licenciamento ambiental, e outras pertinentes hoje ao Imasul.