Em visita à Curitiba, o Prefeito Gilberto Garcia foi verificar junto ao Sistema Positivo de Ensino, as vantagens de se introduzir em Nova Andradina, o ensino apostilado. Trata-se de uma modalidade de ensino, onde os alunos recebem apostilas totalmente gratuitas, onde se incluem além das matérias a serem estudadas, também exercícios para serem realizados, tudo cumprindo o programa elaborado para cada ano do Ensino Fundamental.         De acordo com o Prefeito, o ensino apostilado é um avanço, pois uniformiza o que se é ministrado em sala-de-aula, a maneira e o cronograma das matérias. Mais do que isto, o Sistema Positivo de Ensino é comprovadamente de grande qualidade, sendo aplicado em vários estados brasileiros, e em Mato Grosso do Sul, já há 17 cidades que adotaram o sistema.         As apostilas são fornecidas para cada aluno, no início do ano letivo, e os temas desenvolvidos de forma pedagógica, muito apropriada, facilitando a aprendizagem e promovendo a curiosidade e o interesse dos alunos. Para os professores, é um sistema que facilita e harmoniza a Educação, constituindo-se em uma ferramenta das mais importantes.         O Prefeito informou que “a viagem foi vantajosa, pois pudemos verificar o sistema, sendo aplicado em sala-de-aula e também comprovamos a eficiência e com certeza, nossos alunos vão gostar da nova sistemática”, disse ele.          A Professora Nair Lorencini Russo manteve reunião com o Prefeito, logo pela manhã, quando lhe foram repassadas mais informações, e agora a Coordenadoria de Geral de Comunicação Social estará trabalhando para criar o layout da capa das apostilas, onde o Prefeito Gilberto Garcia determinou que sejam incluídos os Hinos Nacional, da Independência, da Bandeira e da República, além, é claro, dos Hinos de Mato Grosso do Sul e de Nova Andradina.          Para Gilberto, o melhor de tudo isto é comprovar que “estamos no caminho certo, priorizando a Educação, e com certeza, vamos dar continuidade aos projetos que visam avançar ainda mais. Queremos e estamos trabalhando para alcançar a primeira posição no Ideb em Mato Grosso do Sul”, repetiu ele.          Este ano, quando o MEC divulgou o IDEB de Nova Andradina, para a Rede Municipal, se constatou que hoje ocupa o terceiro e quarto lugares no Estado, mas com avanços que atingiram mais de 70%, em relação a 2007.