A Prefeitura de Nova Andradina concluiu a primeira etapa das obras de controle passivo ambiental, na área urbana da Vila Operária, visando conter a erosão no local conhecido como “buracão”, para que não avance para a área urbana do município, e com isso, melhorando a infraestrutura do local.         De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, foi realizado um reforço na parede do aterro para evitar desmoronamentos e proteger o canal existente, e uma limpeza e escavação nas margens, para facilitar o escoamento da água através do canal. Ainda foi executada uma barragem para proteger as margens do Córrego Umbaracá, além de implantação de um dissipador do canal, e afeiçoamento dos taludes.         Para a conclusão da primeira etapa das obras, realizadas num trecho de 28.351,53 m², foram investidos R$ 449.834,66, com recursos do Ministério da Integração, através de emenda do deputado federal Waldemir Moka no valor de R$ 291 mil, com contrapartida do município de R$ 158.834,66, visando recuperar a erosão no Córrego Umbaracá.          A cidade de Nova Andradina vem sofrendo há mais de 30 anos, gradativamente, com a erosão que se formou na Rua André Loyer, onde desemboca o canal de águas pluviais provenientes dos Bairros São Vicente, Vila Operária, Santa Terezinha, Capilé, Irman Ribeiro e parte do Centro. Esta obra foi executada para conter a erosão neste trecho, para que não avance sobre a área urbana.         O prefeito Gilberto Garcia, que vem acompanhando de perto a execução das obras, agora deve se empenhar, buscando recursos nas demais esferas, para que seja executada a segunda etapa das obras, e com isso, solucionar de vez o problema da erosão nesta região do município. “Estamos empenhados para que Nova Andradina seja modelo de infraestrutura urbana, e para tanto, estamos trabalhando para realizar obras que acompanhem o desenvolvimento e o crescimento de nossa cidade”, declarou o prefeito.