Prefeito Gilberto Garcia destaca que Nova Andradina “respira cultura” antes da apresentação da peça teatral “Conversa pra mais de metro” O prefeito Gilberto Garcia, acompanhado da primeira-dama Joana D’Arc Bono Garcia, participaram na noite de quinta-feira, dia 14 de maio, da apresentação teatral “Conversa pra mais de metro”, uma realização da Fundação de Cultura de MS, em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Andradina. Na oportunidade, também foi inaugurado o espaço Teatro Câmara, uma iniciativa do legislativo para trazer mais cultura para os munícipes de Nova Andradina. Participaram da apresentação o presidente da Câmara, vereador Adriano Palopoli, e os vereadores Magrelo Brambila, Glauco Lourenço, Zé Bugre, Sando Hoici, e Vicente Lichoti, secretário municipal de Administração Umberto Canesque Filho, superintendente de Projetos e Políticas Públicas para a Mulher, Edna Chulli, produtores culturais da Fundação de Cultura de MS Pietro Falcão e Renderson Valentim Corrêa, diretor da Finan, Gláucio Hashimoto, estudantes e convidados. O presidente da Câmara, vereador Adriano Palopoli, falou da sua alegria em inaugurar o espaço “Teatro Câmara”, que irá contribuir com a cultura de Nova Andradina. “Muitas pessoas que aqui estão, certamente não teriam a oportunidade de assistir a espetáculos culturais. Estamos fomentando o local, porque é mais fácil do que deslocar a comunidade nova-andradinense para prestigiar espetáculos do gênero”, destaca. Adriano ainda agradeceu o apoio dos vereadores para que esta iniciativa se tornasse realidade. “Nossa cidade começa a fazer parte do circuito cultural do Estado e de todo o País, neste espaço que estamos disponibilizando. Declaro oficialmente inaugurado o Teatro Câmara”, afirma. O prefeito Gilberto Garcia afirmou que Nova Andradina hoje respira cultura, destacando a importância da criação deste espaço alternativo na Câmara Municipal, para dar continuidade aos eventos culturais na cidade. Gilberto Garcia ainda falou sobre a determinação para promover, sempre que possível, eventos culturais, como a apresentação da Orquestra Sinfônica de Campo Grande, no início do ano letivo, apresentação da Orquestra de Violões de Campo Grande, destacando que em breve Nova Andradina irá contar com mais um espaço cultural, que é o Centro de Convenções. “Cultura é como uma democracia, você somente se consolida numa democracia votando sempre, e com a cultura o povo só aprende cultura prestigiando e assistindo cultura. Em nosso governo, a educação, a cultura e o esporte serão prioridades. Desejo a todos uma noite muito boa”, conclui. TEATRO – A peça “Conversa pra mais de metro” conta a história de dois presidiários bastantes distintos, que acabam por força das circunstâncias, dividindo o mesmo espaço carcerário. O primeiro é Josias, um criminoso rústico e mundano, que depois de envolver-se em sequestro, o único crime do qual não dominava, é autuado e condenado a dez anos de cadeia. Dois anos mais tarde chega na cela Walter Macedo, um político envolvido até o pescoço em falcatruas e corrupções de toda a ordem. Depois de condenado, usa a prisão como lavagem de sua imagem e afirma para todos os cantos que decidiu ir preso por livre e espontânea vontade. As diferenças sociais e culturais promovem no espetáculo uma reflexão e uma crítica social, ao mesmo tempo serve como suporte para toda leveza e comicidade da peça. “Conversa pra mais de metro” já ganhou o título de melhor espetáculo no Festival Sul-Mato-Grossense de Teatro.