O prefeito Gilberto Garcia, que tem a educação como meta prioritária em sua administração, está investindo na qualidade do ensino e buscando oferecer toda infraestrutura necessária para o bom andamento das escolas municipais, fazendo investimentos que superam os do Governo Federal. No ano passado, foram investidos R$ 838.903,02 em merenda escolar, sendo R$ 278.608,00 do Governo Federal, e contrapartida do município de R$ 566.295,00, correspondendo a 67% dos repasses totais em 2009.         O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), conhecido como Merenda Escolar, consiste na transferência de recursos financeiros do Governo Federal, em caráter suplementar, aos Estados, Distrito Federal e municípios, para a aquisição de gêneros alimentícios destinados à merenda escolar.         O PNAE teve sua origem na década de 40. Mas foi em 1988, com a promulgação da nova Constituição Federal, que o direito à alimentação escolar para todos os alunos do Ensino Fundamental foi assegurado.          Em Nova Andradina, os beneficiários da Merenda Escolar são alunos da educação infantil (creches e pré-escolas), e do ensino fundamental, para os 6.199 estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino.         De acordo com informações da supervisora geral de alimentação escolar, Margarida Frutuoso, e do nutricionista da Prefeitura Municipal, Paulo D’Alckmin, já foi iniciado o processo licitatório da merenda escolar 2010, na modalidade pregão presencial, que acontece no dia 25 de fevereiro para os Centros de Educação Infantil (CEI’s) e no dia 1º de março para as Escolas Municipais que oferecem o Ensino Fundamental.         Neste ano, devem ser investidos R$ 0,30 por aluno na merenda das escolas do Ensino Fundamental e R$ 0,60 para os CEI’s, de acordo com estimativas da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.         O prefeito Gilberto Garcia, desde que assumiu o seu mandato, segue determinado a dar continuidade ao desenvolvimento do município, e de acordo com a sua análise, o crescimento e o progresso de um povo passam pela educação. Uma das grandes frentes de trabalho é o investimento para oferecer educação de qualidade, cursos preparatórios para os jovens e profissionalizantes para as famílias, visando gerar renda e inclusão para os que se encontram em situação de vulnerabilidade, e fortalecer ainda mais a parcela da população que possui emprego. “Sabemos que o sucesso da nossa cidade depende do fortalecimento das famílias, e oferecer educação de qualidade para nossas crianças e jovens faz parte de nossa meta. Estamos trabalhando para que nenhuma criança fique de fora dos Centros de Educação Infantil e para que nossos estudantes do Ensino Fundamental sejam referência para todo o País”, declara o prefeito.