O prefeito Gilberto Garcia reinaugura na próxima segunda-feira, dia 16 de agosto, a unidade do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) Vila Operária. Na oportunidade, ainda serão entregues kits uniformes para os projetos da zona urbana (Vila Operária e Horto Florestal).         O evento será realizado às 15 horas na unidade Horto Florestal, e às 16h30 na Vila Operária, quando devem estar presentes autoridades e os integrantes dos Peti’s, assim como a comunidade em geral.

REFORMAS E AMPLIAÇÃO – No Peti Vila Operária, foram construídos 12 boxes sanitários, sendo seis masculinos e seis femininos, contendo quatro chuveiros e nove sanitários cada, sendo um deles adaptados para portadores de mobilidade reduzida, totalizando 70,68 m² de área construída. Foram investidos R$ 70.304,96, de recursos da municipalidade para a execução da obra. Ainda foram realizadas algumas reformas nas salas de trabalho e atividades dos alunos, dotando o Peti Vila Operária de todas as condições necessárias para o seu bom funcionamento.         Com este investimento, o prefeito Gilberto Garcia oferece melhores condições para as atividades diárias do Peti Vila Operária, que assiste hoje a mais de 190 integrantes, e é coordenado pela professora Vera Lúcia Alberto, funcionando nos períodos da manhã e tarde.

PROGRAMA – O Peti de Nova Andradina atende hoje a aproximadamente 800 crianças e adolescentes, na zona rural e na zona urbana, que possui duas unidades, sendo uma na Vila Operária e outra no Bairro Horto Florestal. O programa é gerenciado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias), através do trabalho da secretária Maria Eugênia Bruno Andreassi.         As atividades oferecidas pelo Peti em Nova Andradina vão desde alimentação, reforço escolar, educação física, aulas de dança, teatro e coral, noções religiosas, atividades de lazer, todas visando formar cidadãos críticos e responsáveis, longe do trabalho infantil.         O prefeito Gilberto Garcia salienta a importância dos programas sociais, que preparam os jovens de maneira adequada, com atividades que trabalham o corpo e a mente, além de oferecer alimentação balanceada, instrução sobre os mais diversos assuntos, e comemoração das datas especiais com festas preparadas especialmente para os participantes do programa.          O prefeito reafirmou que as prioridades absolutas da sua administração são os idosos e as crianças, com uma visão voltada para humanizar ao máximo possível o atendimento. “Temos vontade e determinação, estamos trabalhando para fazer a diferença. No terceiro ano de nosso mandato, não vamos ter nenhuma criança fora dos Centros de Educação Infantil, além de uma rede de proteção social muito grande, nossa grande preocupação. Ao final do mandato, pretendemos ter um dos menores índices de mortalidade infantil do País”, analisa o prefeito Gilberto Garcia.