A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado está preparando mais dois projetos de incentivo aos produtores do Assentamento Santa Olga, atendendo determinação do Prefeito José Gilberto Garcia.         Um deles, visa o incentivo à citricultura, que tem por finalidade apoiar o plantio de citros. Para os técnicos da Semdi, o Assentamento Santa Olga apresenta uma estrutura fundiária que se presta a esta finalidade. São 171 lotes ao todo, no Assentamento, com área de aproximadamente, 3,0 hectares cada, possuindo moradia já construída com rede de energia elétrica e água. O solo é de boa fertilidade natural, profundo e bem drenado, características favoráveis à citricultura. Ainda de acordo com os técnicos, o município de Nova Andradina já se encontra liberado para o plantio de citros, necessitando de algumas precauções prévias, as quais serão tomadas em conjunto com a Iagro, que é o órgão de defesa sanitária vegetal no Estado.         A parceria a ser estabelecida com a Prefeitura proporcionará aos produtores, condições para ampliar suas atividades e aproveitar melhor os seus territórios.         A Prefeitura, dentro do projeto, fará a reserva de mudas em viveiros registrados junto ao Mapa/Renasem garantindo vigor e sanidade das plantas. Serão necessárias 900 mudas de laranja e 100 de limão. Segundo levantamento da Semdi, as mudas custarão em torno de R$ 4,50 cada, acrescidas do transporte. A Secretaria efetuará o cadastramento dos produtores e a triagem de 30 interessados. A Iagro e a Semdi farão a vistoria in loco, para liberar a área para o plantio, e fornecerá a orientação necessária ao produtor. Tudo isto será feito em convênio com a Associação dos Produtores do Santa Olga.

PLANTIO NO CAMPO – Estão previstas o plantio de 30 pés de laranja e 30 de limão por produtor e os técnicos da Semdi darão a assistência técnica para tratos culturais e fitossanitários durante o período de 12 meses pós plantio. O Produtor terá a responsabilidade do preparo do solo, adubação, tratos culturais e fitossanitários, aquisição dos defensivos.         O plantio de citros nas propriedades fornecerá os frutos para o consumo próprio e também a venda do excedente no comercio local que é tão carente de frutas cítricas.         Há ainda em formatação, um projeto relacionado com o plantio de feijão, cuja ideia é ter, ao final, um produto embalado, em pacotes de 1 e 2 quilos, para serem comercializados no comércio local e fornecimento à merenda escolar. Deverá haver aportes financeiros da Prefeitura e contrapartida dos produtores (cooperativa). A embalagem vai ser desenvolvida em parceria com o SEBRAE, com quem a Semdi já está tratando do assunto. De acordo com o Secretário Fábio Selhorst “em agosto, poderemos comer feijão produzido no Santa Olga, com qualidade e que vai oferecer condições de diversificação da cultura naquela região”.         Os projetos estão sendo elaborados e tratados pelo Engenheiro Agrônomo Edmundo Minoru Tiba, da Semdi, que informou que “são excelentes formas de diversificação da produção, e disseminação dos conceitos de associativismo e cooperativismo, fundamentais para o desenvolvimento dos assentamentos e da agricultura familiar de nossa cidade”, finalizou ele.