Quando decidiu priorizar em seu governo, a Educação, o Prefeito Gilberto Garcia planejou e realizou diversas ações que vem sendo levadas a efeito pela Secretaria Municipal de Educação. Dentre elas, a capacitação dos professores, a valorização da profissão com salários justos e pagos religiosamente em dia, demonstram a preocupação do Prefeito com o setor, que para ele “é a única forma de inclusão definitiva do ser humano”.         Dando início no ano passado, a uniformização dos alunos, este ano, toda a rede recebeu uniformes, material escolar, sendo que os professores foram incentivados a utilizar as mais modernas técnicas de ensino, e a consequência foi a elevação do índice de aprendizagem, que, conforme o IDEB (medido pelo Ministério da Educação), foi comprovado em todas as escolas municipais. Houve algumas que obtiveram aumentos de até 60% na nota, que acumula resultados da Prova Brasil e outras atividades. Atualmente, o ensino fundamental, em sua primeira fase, está ocupando a terceira posição no Estado, em qualidade. E a segunda fase está em quarto lugar. Isto comprova a eficácia das ações levadas a efeito, conforme comprova a Secretária Nair Lorencini Russo. Para ela “o comprometimento dos professores e de todos os profissionais da Educação, aliado à parceria com os pais e a sociedade, resultou na melhor qualidade do ensino e na formação de novos cidadãos novandradinenses, conforme nos determinou o Prefeito Gilberto Garcia”, explicou ela.         Para coroar este planejamento, o Prefeito implantou o Prêmio “Aluno-Destaque”, que é entregue ao aluno de cada sala de aula, de todas as escolas, que obtiver a melhor média, em todas as disciplinas. No ano passado, a premiação ocorreu num clima de muita disputa e alegria dos vencedores. Este ano, em sua segunda etapa, o Prefeito pediu que houvesse a participação dos pais, para que a festa fosse mais completa. “Afinal, os pais são responsáveis pela formação dos filhos, e a escola, pelo ensino”, diz ele, lembrando que não há educação completa sem as duas participações.         E para proceder à entrega, agendou em seu gabinete, a visita das escolas, com diretores, professores, coordenadores, alunos e pais, juntamente com a Primeira Dama Joana D’Arc e a Secretária Nair Lorencini Russo, quando entregou todos os prêmios.         As escolas compareceram com seus destaques, sendo que a Ministro Marcos Freire, trouxe 9 alunos do 1º ao 9º anos.         A Pingo de Gente teve 14 destaques; a Escola Arco Íris levou 10; já a Escola Luis Cláudio Josué, juntamente com a extensão 17 de Abril trouxe 44 alunos; a Efantina de Quadros trouxe 33 destaques. A Escola João de Lima Paes trouxe 34. A Machado de Assis compareceu com 9 alunos e a Brincando de Aprender com 12 e a Mundo da Criança com 10.         O Prefeito Gilberto Garcia falou a todos, com muito carinho, repetindo que “estudar é mais do que um dever do aluno: é sua garantia de futuro”. Pediu a todos que se dediquem 4 horas na escola e 4 horas de estudo em casa “pois só assim vocês terão garantia de entrar em qualquer universidade”, repetiu.         Foi parabenizado pela Secretária Nair e por todas as direções das escolas, que fizeram questão de enaltecer o apoio do Prefeito e o entusiasmo que todos sentem, pelas conquistas que vem sendo acumuladas. “São prêmios por participações que as escolas conquistam e também o nosso dia-a-dia é valorizado por uma administração que prioriza a Educação, nos dando condições de uma atuação realizadora”, explicava a Secretária.         Muitos pais compareceram e alguns deles, como o Sr. Silvano da Fonseca Trindade (pai de uma aluna Arco Íris); Moisés Nunes Moya (Sargento do Corpo de Bombeiros, pai da Maria Eduarda da Mundo da Criança); Edilson Paes Nantes (pai de uma aluna da Machado de Assis); Carla Gimenez (mãe do Gustavo da Escola Mundo da Criança); Silas Garcia pai do Luiz Eduardo (Pingo de Gente) e várias mães, avós e tios se juntaram à celebração das conquistas pelos alunos nota dez, que se destacaram durante o ano de 2010. Estes pais deram um depoimento emocionado sobre os avanços que a Educação Municipal vem conquistando, aproveitando o evento para parabenizar e agradecer especialmente ao Prefeito Gilberto Garcia, à Primeira Dama Joana (sempre presente e participativa), à Semec com toda a sua equipe e aos que se dedicam à educar as crianças e jovens de Nova Andradina. Para eles, a atitude de Gilberto Garcia “demonstra o seu compromisso maior com a cidade, porque quando garante educação para nossos filhos, garante que teremos um amanhã melhor ainda”, disse um dos pais presentes. Todos reconheceram na atitude do Chefe do Executivo, a melhor forma de devolver à população, o apoio que recebe em suas ações. “Quando o Prefeito beneficia nossos filhos, nos encanta e reconhecemos seu esforço, procurando colaborar e participar”, disse outro. Era unânime a impressão de orgulho pelos filhos, e entusiasmo, respeito e agradecimento demonstrados pelos pais, para com a Administração.         Parabenizando a todos, e pedindo que continuem se empenhando, o Prefeito ainda constatou que vários alunos-destaque estavam ali, repetindo a conquista do ano passado. E por isso, ele alertava “ser destaque é difícil, mas continuar sendo destaque é muito mais difícil. E só conquista esta proeza quem tem compromisso consigo mesmo, com o seu futuro, e está disposto a trabalhar para ser sempre o melhor”, concluiu ele.         Esta foi uma das melhores festividades que os alunos de toda a Rede participaram, porque eles foram os protagonistas de todas as homenagens, valorizando a Educação e correspondendo aos investimentos que são feitos em nome da sua vida e do seu futuro.