A redação da aluna Francieli Fernanda Eichinger, do nono ano (em 2010), da Escola Municipal Ministro Marcos Freire é considerada exemplo para todos os demais alunos da Rede Municipal de Ensino.         Em cada lugar que Francieli surge, é sempre lembrada pela redação que escreveu e que conquistou o segundo lugar no País, dentro do Programa Cooperjovem de Redação, versão 2010. Francieli recebeu o prêmio em Campo Grande, em dezembro passado, e foi prestigiada pelo Prefeito Gilberto Garcia, pela Primeira Dama Joana D’Arc, pela Secretária de Educação Nair Lorencini Russo, pelo Diretor Delmiro Bonin e pela coordenadora pedagógica da Escola Renata Costa, e várias personalidades ligadas à diretoria da Organização das Cooperativas do Brasil.         Várias pessoas ligadas à Educação em Nova Andradina, vem solicitando que seja mais uma vez, divulgada a íntegra da redação que segue abaixo, oportunidade em que a Educação de Nova Andradina aproveita, para mais uma vez, parabenizá-la bem como a toda a unidade Ministro Marcos Freire e, para servir como incentivo aos demais alunos, a também participarem de concursos e prêmios.         Confira o texto da aluna Francieli Eichinger:

A cooperação transformando a sociedade

Nos dias atuais, vivemos em uma sociedade capitalista, onde a busca pelo dinheiro e o poder a qualquer custo se tornaram ideais de vida para algumas pessoas. Com isso, a pobreza e a diferença de classes sociais vêm aumentando progressivamente. As sociedades sofrem profundas crises econômicas, que se refletem em ameaças a sobrevivência de inúmeros segmentos produtivos e na redução da qualidade de vida dos cidadãos.         Por isso temos que nos conscientizar que o modelo cooperativista é a solução mais efetiva para garantir maior justiça social. Unidos em um sistema de mútua cooperação, todos alcançam seus objetivos e conquistam uma vida melhor.         O cooperativismo evoluiu e conquistou um espaço na cabeça do homem. Com a ajuda do próximo tudo ficou mais fácil.         Uma cooperativa pode transformar uma sociedade, trazendo inúmeros benefícios, pois pessoas autossuficientes financeiramente recuperam o prazer pela vida, pelos estudos, geram capital no comércio de sua cidade surgindo novas vagas de emprego, algumas cooperativas como a de catadores de papel, por exemplo, contribui para a preservação dos recursos naturais entre outros benefícios. A sociedade cresce economicamente e socialmente.         As famílias passam a ter uma vida estruturada oferecendo mais valores a seus filhos tirando-os da prostituição, drogas e da marginalidade, diminuindo assim, consideravelmente os casos de violência, roubos, furtos e agressões que assolam nosso país.         Quando todos trabalham juntos e com dedicação, conseguem enfrentar barreiras que pessoas sozinhas não conseguiriam, logo podemos perceber que uma sociedade cooperativista traria benefícios a todos e crescimento ao país.