A Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Gestão, confirmou a implantação do projeto Internet para Todos, lançado pelo prefeito Roberto Hashioka. A iniciativa é desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação e visa promover a cidadania digital.
Entre os pontos de Wi-Fi livre já em funcionamento estão as praças Geraldo Mattos Lima e Queneciano Cecílio de Lima, além da Agência Municipal de Habitação (AgehNova), Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) e Ginásio Municipal de Esportes Irmão Bras Sinigáglia.
O nosso intuito ao instituir esse programa foi o de democratizar o acesso à internet, facilitando a utilização dos serviços on-line para o cidadão e elevando Nova Andradina ao patamar de Cidade Digital. Nosso projeto oferece diversos pontos de acesso Wi-Fi e, em breve, será estendido para mais regiões, ressaltou o prefeito Roberto Hashioka.
De acordo com o secretário de Finanças e Gestão, Arion Aislan, o programa prevê três fases de implantação. A primeira foi concluída quando o prédio do novo Paço foi inaugurado. As próximas etapas preveem a cobertura nas unidades de saúde, centros de referência, escolas municipais e praças públicas. Todas com sinal Wi-Fi, afirmou.
Como funcionaUma vez instalados os pontos de acesso nos locais definidos, qualquer dispositivo móvel compatível com Wi-Fi dentro do raio de alcance receberá o sinal gratuitamente. O usuário poderá se conectar usando Smartphones, Tablets, NetBooks, Notebooks ou outros dispositivos com capacidade Wi-Fi.
O usuário deverá procurar o Setor de Protocolo Central no Paço Municipal para preenchimento do formulário de cadastro e assinatura do termo de compromisso. Quando estiver em uma região coberta pelo sinal, deverá selecionar a rede Wi_Fi_Livre_PMNA com usuário e senha para autenticação.
Mais segurança, videomonitoramento e economia
O formulário e o regulamento do programa Internet para Todos está disponível no site da Prefeitura (www.pmna.ms.gov.br/dados-gerais). Além de promover a cidadania digital, essa iniciativa visa ser um braço de apoio às forças de segurança, que passarão a contar com mais essa parceria do poder público municipal, afirmou Arion Aislan.
Ainda de acordo com o secretário de Finanças e Gestão, por determinação do prefeito Roberto Hashioka, o pacote de investimentos inclui a instalação de câmeras de videomonitoramento em pontos considerados estratégicos, como as entradas e saídas da cidade, semáforos e órgãos públicos.
Este projeto é uma extensão do programa e já está em fase de implementação. Trata-se de um investimento em alta tecnologia, com câmeras de 360 graus. A partir desta ação, temos como meta contribuir de forma efetiva no combate à criminalidade, além de auxiliar, consequentemente, a administração pública, completou Arion Aislan.
Outra iniciativa já em andamento pelo Governo Municipal é a instalação do programa Discagem Direta à Ramal. Qualquer órgão da administração pública municipal poderá, sem custos, manter contato telefônico entre si, mesmo que estejam em outra estrutura física, gerando uma economia aproximada de R$ 20 mil por mês, concluiu o secretário.