Jovens que participarão de cursos durante todo o ano devem ser preparados para serem inseridos no mercado de trabalho O Projeto Adolescente Aprendiz teve seu lançamento oficial na noite de terça-feira, dia 18, na sede do Senai, em Nova Andradina. Participaram da solenidade o secretário de Finanças e Planejamento, José Gilberto Garcia, representando o prefeito Roberto Hashioka, o vice-prefeito Helder Faria, a secretária de Cidadania e Assistência Social, Maria Eugênia Bruno Andreassi, o secretário de Desenvolvimento Integrado, Márcio Pereira Costa, o presidente da Câmara Municipal, vereador Glauco José Lourenço, Sandra Mara Denega, coordenadora do Senai, Eliane Felix, coordenadora do Adolescente Aprendiz e Agente Jovem, representantes das empresas parceiras, além dos jovens participantes do programa neste ano. Janaina, representando os adolescentes aprendizes, afirmou que o projeto proporcionou conhecimentos e oportunidades aos jovens. “Através destes jovens selecionados, podemos mostrar a capacidade e o valor, que, por muitas vezes, somos impedidos de colocar em prática”, destaca. Sandra Mara Denega afirmou que é uma honra participar deste projeto, já que o objetivo é a inserção no mercado de trabalho, visando capacitar os adolescentes com qualidade. “Para o Senai, essa é nossa missão, colaborar para formar mão-de-obra para empresas”, afirma. A coordenadora do Senai disse ainda que o Senai funciona desde setembro do ano passado em Nova Andradina, graças ao incentivo do Governo Municipal na construção do prédio. “Desde então temos procurado parcerias para a realização de projetos como esse. Vocês, jovens, foram agraciados, por estarem na hora e no momento certo e poderem participar deste projeto, com aprendizado prático”, analisa. A secretária Maria Eugênia afirmou que foi um aprendizado colocar em prática o projeto, na sua primeira edição em Nova Andradina. “Valeu a pena a aprendizagem no ano passado com o Centro Espírita, passamos por muitas dificuldades, mas superamos barreiras”, destaca. Maria Eugênia ainda destacou a parceria com o Senai para a realização de mais uma edição do projeto, que deverá inserir e efetivar mais jovens no mercado de trabalho, além do apoio do prefeito Roberto Hashioka, que tem oferecido todo o respaldo para a realização do projeto. “Isso não tem preço, agradecemos a todos os parceiros envolvidos que toparam o desafio para inserir os jovens no mercado de trabalho. Acredito que muitos deverão ser efetivados, pois confio no potencial de vocês”, conclui. O secretário Gilberto Garcia, representando o prefeito Roberto Hashioka, disse que o Governo Municipal assumiu a Prefeitura em uma situação muito difícil. “Nos primeiros dois anos, arrumamos a casa, e começamos a preparar a cidade com a infra-estrutura necessária para uma cidade do porte de Nova Andradina”, conta. Gilberto disse que no terceiro ano de mandato, o prefeito Hashioka buscou avanços na área da educação, buscando o campus da UFMS para Nova Andradina, Escola Agrotécnica, entre outros investimentos. Logo após, o trabalho foi voltado para o setor de industrialização, com o prefeito Hashioka buscando a vinda de novas indústrias e a consolidação das já existentes. Com isso, segundo Gilberto, o comércio foi fortalecido, e a geração de novas vagas de emprego gerou a necessidade de capacitação da mão-de-obra. A capacitação hoje é feita principalmente através do Sistema S, de acordo com Gilberto, e Nova Andradina está gerando desenvolvimento com inclusão social. “Precisamos de força política para conquistar mais avanços, gerar mais empregos e preparar os jovens para o mercado de trabalho, que é competitivo. Gerando mais vagas nas escolas, teremos um futuro garantido. Nós acreditamos em vocês”, conclui.