Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade
Em um tempo em que ferramentas de pesquisa pela internet, como o Google, lideram rankings de acesso, e muitos livros acabam engavetados, as professoras Elizabeth Garcia e Cleoni Feliciano recorreram aos dicionários como recurso didático para ser desenvolvido com estudantes da Escola Municipal Antônio Joaquim de Moura Andrade.
Com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Semec), o projeto “Dicionário de Palavras” visa auxiliar alunos do Pré Escolar II no aprendizado da escrita correta, significado das palavras e aumento de vocabulário, além de trabalhar criativamente a ortografia, a construção e a ampliação de frases e textos. 
“As professoras apresentam as letras e os estudantes vão pesquisar os significados e, a partir disto, há diversas atividades envolvidas, aliando curiosidade, atenção, concentração, agilidade e pesquisa”, detalhou a diretora da unidade, Liliane Bertoldi Francisco.
De acordo com as idealizadoras do projeto, a finalidade do “Dicionário de Palavras” vai além de formar alunos curiosos acerca do que se passa no mundo. “Desta forma, o conhecimento passa a ser construído pelo próprio estudante”, complementaram as educadoras.
“Entendemos que a apropriação da leitura e da escrita é um processo gradual e cada criança tem seu próprio ritmo. Com este projeto buscamos formar alunos leitores e pesquisadores, altamente estimulados, ampliando habilidades e competências nas diversas áreas do conhecimento”, acrescentou a diretora.