Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade
Instrumento que estabelece prioridades para o ano financeiro na gestão pública, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é programada por técnicos da administração municipal de Nova Andradina e levada à discussão junto a população por meio de reuniões e audiências públicas. 
Para 2016, a peça orçamentária que será entregue à Câmara prevê projetos voltados à modernização da gestão pública. É o que aponta o secretário de Planejamento e Controle, Renato Pires, que reuniu secretários e servidores para debater 17 projetos estratégicos para o desenvolvimento de Nova Andradina.
Foram elencados pelo gestor programas para melhorar e efetivar políticas sociais, de modernização tributária, para fortalecer a educação como fundamento para o desenvolvimento, de fomento à diversificação das atividades produtivas rurais e para modernizar o estilo de desenvolvimento. 
Também integrarão a LDO ações para articular amplas parcerias com diversos setores da sociedade, para modernizar a gestão pública, para implementar Planos de Cultura, Esporte e Lazer, de mobilidade urbana e saneamento básico e um sistema de segurança municipal. 
O documento prevê ainda a reorganização do Sistema Municipal de Saúde, a ampliação e qualificação de parcerias político-institucionais, ações voltadas à cidadania, a implantação de novos cursos de acordo com o perfil do município, além de projetos como foco nos servidores, de educação no trânsito, arborização e educação ambiental. 
De acordo com Fausto Matto Grosso, da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), o planejamento é comum nos municípios e segue um cronograma estabelecido em lei, embora Nova Andradina, de acordo com o profissional, se diferencie com outras iniciativas positivas. 
“Nova Andradina enveredou um caminho promissor, pois tem apresentado elementos importantes para a construção de uma nova economia, além de apresentar um ambiente propício e com possibilidades novas. É um município que irá repetir com sucesso a experiências de grandes centros”, analisou Matto Grosso. 
O gestor da Secretaria Municipal de Planejamento e Controle complementou que a proposta é transformar os projetos em ações concretas. “Iremos priorizar as ações para viabilizar os projetos apresentados, captar recursos e torna-los irreversíveis”, sintetizou Renato Pires. 
Para construção da LDO 2016, a Prefeitura organiza audiências públicas em seis regiões do município. Dividida por áreas, Nova Andradina dá início aos debates no dia 1º de junho, às 19h, na Escola Irman Ribeiro (Região I). Na Região II o debate está agendado para o dia 03 de junho, às 19h, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 
Dia 08 de junho é a vez da Região III. O encontro acontece na Escola João de Lima Paes, às 19h. A Região IV estará reunida dia 9 de junho, às 19h, na Escola Pingo de Gente. A discussão em âmbito distrital, em Nova Casa Verde acontece dia 10 de Junho na Escola Luiz Claudio Josué, às 19h. 
A última audiência será realizada na Região VI, na Câmara, no dia 12 de junho, a partir das 19h. Nas datas e locais agendados serão distribuídos formulários para apresentação de pleitos, críticas, sugestões e manifestações para fins de registro dos mesmos e posterior exame, providências e respostas da Prefeitura.