A Fisioterapeuta da Secretaria Municipal de Saúde, Dra. Valéria Regina D’Alkmin, organizou um ciclo de palestras para culminar com os procedimentos que vem sendo tomados no Município, para combater os males advindos do tempo seco.        O evento aconteceu no último dia 24, na Sala Lúcia de Toledo Pizza, ao lado da Semec, e contou com a participação de todos os professores de Educação Física das Redes Municipal, Estadual e particular, que ouviram várias informações sobre como combater os males que o tempo seco pode causar, em alunos e nas pessoas, especialmente as crianças e os idosos.        Sílvio Senhorini representou a Secretaria de Saúde, falando sobre a importância do programa, e que o mesmo deve ser considerado, mesmo quando há chuva, pois a seca pode voltar e ocasionar grandes problemas de saúde.         Na abertura, Valéria agradeceu a presença de todos, lembrando que é fundamental que se tenha consciência dos perigos que a época causa, e lembrou que as queimadas contribuem para ampliar os malefícios da baixa umidade.         As palestras realizadas foram: Umidade Relativa do Ar, pelo soldado do Corpo de Bombeiros, Robson Magro de Souza, que cursa o último ano de Geografia, na UFMS.         Fisiologia e Sintomas do Clima Seco, foi proferida pelo soldado do Corpo de Bombeiros Elton Barros, especializado em atendimento pré-hospitalar pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo.         Desidratação pela enfermeira Rubiana Cambarim do PSF da Vila Operária.         Patologias Respiratórias pelo Dr. Nilton Octaviano especializado em Cardiologia pelo Hospital do Coração em São Paulo, e hoje atendendo no PSF da Vila Operária.         Fatores Agravantes, foi proferida pela Capitã Tatiane Dias de Oliveira Inoue, Engenheira de Combate a Incêndios e Pânico pela Academia Militar de Brasilia/Universidade de Brasilia.         Precauções e Prevenções explanada pela Enfermeira Chefe do Centro de Especialidades Médicas, Mara Blacia Leva Constantino.         Didáticas do Professor de Educação Física por Bruno Regis do Nascimento, que atua nas escolas Municipais Prof. João de Lima Paes e Pingo de Gente, e faixa preta em Judô pela FJMS/FBJ e cursando Licenciatura em Informática pela UEMS.         Ao final, os ouvintes foram unânimes em afirmar a importância do evento, que veio contribuir para que os Professores de Educação Física possam desenvolver atividades que não são incompatíveis com o clima seco, e assim, evitam prejudicar o programa elaborado dentro do currículo escolar.