Grupo de hipertensos da área atendida pelo PSF da Vila Operária participou de reunião O Grupo Hipervida, formado por cerca de 200 hipertensos da área do PSF Vila Operária, se reuniu na tarde de sexta-feira, dia 14 de setembro, para acompanhamento da hipertensão e distribuição de medicamentos. A reunião ainda comemorou o Dia do Idoso, que é dia 27 de setembro. O grupo, que existe há cerca de um ano, se divide em dois sub-grupos com reuniões duas vezes por mês, realizadas na Igreja Nossa Senhora de Lourdes. Existe uma equipe formada por médica, enfermeira e assistentes que atendem os hipertensos nas reuniões, todos lotados na Prefeitura Municipal de Nova Andradina. “Como temos uma alta demanda, somente os hipertensos tomariam todo o atendimento do PSF. Com o grupo, podemos fazer um acompanhamento rigoroso dos pacientes”, analisa a enfermeira do grupo, Anézia Garcia de Oliveira Ribeiro, que também coordena o PSF. De acordo com a médica Flávia Maria Lucas de Siqueira Fedossi, com a formação do grupo, as vagas nos PSF’s ficaram mais acessíveis, os pacientes têm mais oportunidades de fazerem perguntas, além de proporcionar um atendimento mais direcionado e preferencial. “É garantia de melhorias na qualidade de vida dessas pessoas com esse atendimento especializado”, resume a médica. Uma das participantes das reuniões, Cláudia Claudomira Paula de Assis, que há cerca de um ano participa dos encontros, disse que o grupo a ajudou a controlar sua pressão, além de melhoria total em sua saúde. “Minha vida melhorou 100%, pois com o meu problema, cheguei a ter depressão. Todos nos atendem com muito carinho, diálogo, nos dão atenção e entendem nosso problema”, comenta. Cláudia disse que o grupo de hipertensos a ensinou como viver melhor, com dicas de alimentação e como tomar os medicamentos necessários para controlar o problema. ACOMPANHAMENTO – Durante as reuniões, a médica Flávia, responsável pelo grupo, expõe temas relacionados com a hipertensão e responde às dúvidas dos pacientes. Logo após a reunião, todos os pacientes têm a pressão aferida, e recebem a medicação para o mês. Tudo isso, gratuitamente, graças ao trabalho da administração do prefeito Roberto Hashioka, que não mede esforços para atender com qualidade e trazer cada vez mais melhorias para o setor da saúde.