O Prefeito José Gilberto Garcia tem investido maciçamente na qualidade da Educação, e em seu governo, desde 2009, vem avançando em melhorias que incluem providências no aparelhamento do sistema, até medidas que mudam radicalmente o processo ensino-aprendizagem.         Os números apontados pelo Ideb, que é o índice de desenvolvimento da educação básica, divulgados pelo Ministério da Educação, dão conta de que os esforços têm sido recompensados, com avanços nas notas, que chegam até 63% de crescimento.         Todas as unidades escolares tiveram aumentos consideráveis, e o resultado, é que, neste ano de 2011, com a introdução de nova metodologia, com o ensino apostilado, adoção de dois professores por turma, para o 1º ano, e ainda o início do ensino em período integral em uma das unidades, todas estas medidas juntas, provocaram uma grande corrida dos pais para matricularem seus filhos na Escola Municipal.         De acordo com a Secretária de Educação, Nair Lorencini Russo, um destes exemplos é a Escola Mundo da Criança, que até chega a apresentar problema de superlotação. “Temos procurado atender os pais, mas, às vezes, até podemos causar problemas, como o fato de terem sido matriculados 46 alunos na terceira série do período matutino, o que é inaceitável para os padrões que estamos exigindo na qualidade do ensino ofertado”, explica ela.         De fato, a Escola Mundo da Criança, buscando atender os pais em suas reivindicações, acabou por matricular este número excessivo de alunos no terceiro ano, e agora, há a necessidade de dividir a turma. Porém, os pais em sua maioria, querem que seus filhos permaneçam no período matutino, e portanto, há um pequeno impasse, que será logo solucionado. “Estamos estudando algumas alternativas, já que dispomos de uma sala vaga, no período da tarde, e que estamos estudando a possibilidade de um remanejamento. Até o final da semana, estaremos com uma solução, que por certo agradará a todos”.         A Semec começou neste dia 14, as matrículas para a Educação Infantil, que vem apresentando filas com a extensa procura dos pais. O Prefeito José Gilberto Garcia determinou a ampliação de mais 7 turmas, que serão trabalhadas na Escola Moura Andrade (recentemente recebida do Estado), para que os pais tenham a possibilidade de manter seus filhos nas creches, favorecendo para que as mães possam trabalhar e ajudar no sustento das famílias.