O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) tem por objetivo a promoção da saúde e a proteção da integridade física do servidor, no seu local de trabalho. A norma que rege estes serviços é a NR4, aprovada pela Portaria 3.214, de 1978, do Ministério do Trabalho.         Com a finalidade de esclarecer os servidores públicos da Prefeitura Municipal, o Setor de Recursos Humanos promoveu um curso, com a finalidade de esclarecer os servidores, sobre a Perícia Médica e Medicina e Segurança do Trabalho. O evento aconteceu no dia 9 de agosto, no Auditório do Paço Municipal.         Foram apresentados projetos a fim de desenvolver a confecção de manuais técnicos de perícia médica, criação de um sistema informatizado de perícias médicas orientação para a realização dos exames médicos periciais para posse no serviço público e invalidez, inclusive de dependentes e pensionistas. Também foram discutidas as possibilidades da criação do rol de atividades periciais na Administração Municipal, e a utilização de formulários a serem utilizados no exercício da perícia médica, tais como: BIM (Boletim de Inspeção Médica); CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho).         A Perícia Médica é uma atividade multidisciplinar, de natureza complexa, fortemente ligada às evoluções sócio-tecnológicas, mas onde um grande número de fatores de natureza social, econômica, organizacional e individual pode se constituir em objeto de estudo e de intervenção para as ciências humanas, sociais e da saúde.         Para que possa ser adotada uma forma de perícia médica na Prefeitura de Nova Andradina, dando ênfase à adoção de procedimentos compatíveis com as novas tecnologias, a reunião contou com a participação de profissional vindo de Campo Grande, com a presença de médicos, assistentes sociais, psicólogos, engenheiros de segurança, advogados e outros ligados à área de saúde no trabalho, que contribuíram para que o trabalho de perícia médica seja exercido em perfeita harmonia com as exigências do século XXI.         A palestra foi proferida pelo perito do INSS de Campo Grande, Dr. César Augusto de Oliveira, que veio à cidade especialmente para o evento. De acordo com Sandro, superintendente do Setor de Recursos Humanos, o projeto está sendo estudado para implantação na Prefeitura.