Nova Andradina se consolida como um pólo estudantil universitário, com a chegada da extensão do campus da Universidade Federal do MS, conseguido pelo Prefeito Roberto Hashioka, não só pelo potencial do Município, como também por sua persistência e prestígio que desfruta junto ao Reitor da Instituição, Dr. Manoel Peró. Segundo Hashioka, se consolida um dos seus maiores sonhos, que é o de trazer para a juventude novandradinense, opções as mais variadas para a sua formação e conseqüentemente, a garantia de um amanhã mais promissor. “Uma Universidade Federal em Nova Andradina sempre foi o nosso sonho, e o Reitor Peró nos ajudou, juntamente com outras personalidades, a transformar em realidade, este desejo que vai trazer, em princípio, duas novas opções de formação profissional para a nossa comunidade”, salientou o prefeito quando do lançamento da UFMS que está sendo construída em uma área que foi doada pelo Município para esta finalidade. E para acompanhar de perto o andamento das obras do campus de Nova Andradina, o Magnífico Reitor da Universidade Federal de MS, Dr. Manoel Peró, visitou as mesmas ontem 13, no período da tarde. Segundo ele, a visita partiu de um motivo simplista, “todo pai gosta de cuidar do filho, principalmente quando ele é pequeno e esta obra, considero como um filho. Criado, projetado, sonhado não só pelo reitor, mas por toda a juventude. Costumo sempre dizer que quero ser lembrado como o reitor que deu oportunidade para a juventude”. Conforme Dr. Peró, pretende inaugurar a obra ainda em sua gestão frente à UFMS e juntamente com a juventude que hoje já está cursando as áreas oferecidas pela Instituição, bem como para outros tantos jovens que terão a oportunidade de também cursar a UFMS – Campus de Nova Andradina. O reitor destacou também, o custo inicial da obra dos prédios que abrigarão a Universidade Federal em Nova Andradina, que é na ordem de R$ 600.000,00, em números redondos. Peró está acompanhando o cronograma físico-financeiro do primeiro processo licitatório para publicar o edital da segunda etapa, ou seja, a obra não irá parar indo até a conclusão da mesma. O Reitor da UFMS foi recepcionado pelo Secretário Municipal de Governo, José Gilberto Garcia, que representou o Prefeito Roberto Hashioka, que se encontra em viagem em busca de recursos e obras para Nova Andradina. Também acompanhou a visita, a Secretária Municipal de Obras, Engª. Elizabeth Anami Nogueira.