Em reunião realizada neste dia 6, terça-feira, em Campo Grande, na Reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), foi definitivamente resolvida a questão que envolvia a situação de instabilidade do campus de Nova Andradina.         O Conselho Municipal de Educação, em documento oficial encaminhado recentemente ao Prefeito Gilberto Garcia, colocou em dúvida a continuidade das atividades no campus local, afirmando que, entre outras providências estavam sendo transferidos professores para outras localidades da UFMS.         Preocupado e consciente da sua responsabilidade enquanto dirigente municipal, e para fazer face aos seus compromissos perante a população, o Prefeito Gilberto Garcia buscou maiores informações, que redundaram na reunião, marcada junto à reitoria da instituição, e que contou com a participação efetiva da Deputada Dione Hashioka e do ex-Prefeito Roberto Hashioka, licenciado do cargo de assessor especial do Governador.         A reitora da UFMS, Sra. Professora Célia Maria da Silva Oliveira, informou aos presentes que o campus de Nova Andradina não estava ameaçado, mas que o os cursos atualmente mantidos, não despertam o interesse da comunidade local. E adiantou que foi feita uma pesquisa de mercado, que apontou novas opções para a implantação de cursos.         A Reitora fez questão de afiançar que não haverá fechamento da unidade de Nova Andradina. Ao contrário, estão previstos para o ano de 2011, implantações de dois novos cursos, prometendo ainda ao Prefeito, que haverá um estreitamento de relações com o Executivo, para evitar desinformações.         A Deputada Dione Hashioka enfatizou a necessidade de se aprimorar as conversações, lembrando os grandes investimentos que foram feitos para a construção do campus em Nova Andradina. “Esta é uma grande instituição de ensino superior, e com certeza, o Conselho e todos os que compõem sua alta direção têm o propósito de consolidar este grande projeto de Nova Andradina, e ampliar as oportunidades para quem deseja um curso superior do nível da UFMS”, ponderou.         Para o ex-Prefeito Hashioka, “o campus da UFMS foi uma grande conquista de Nova Andradina e da região do Vale. Somamos neste projeto e vamos continuar todos juntos, lutando pela sua real consolidação e ampliação”, disse ele. Gilberto ponderou que “em momento algum desejamos polemizar a atuação da Reitoria ou da Direção do Campus, e como Prefeito, meu compromisso é com o crescimento e fortalecimento da nossa cidade que é polo regional, e como tal, tem a responsabilidade de defender nossas conquistas”, disse.         Para Gilberto, um curso superior, com a chancela da UFMS, é um sonho para quem almeja uma profissão. “Considero a UFMS uma das melhores do país, até porque esta é do nosso Estado, e temos que valorizá-la. Temos certeza de que a nossa sociedade valoriza e haverá de continuar cada vez mais, emprestando à instituição, os valores que lhes são devidos, porque nosso povo sabe valorizar o que lhe é confiado”, enfatizou.         O Prefeito deixou claro que, em nenhum momento desejou aviltar ou desprestigiar qualquer autoridade, ao contrário sempre busca a somatória de forças, porque “tudo o que for do interesse de nossa população, é nossa responsabilidade buscar defender”. Gilberto aproveitou o ensejo para dizer que “vamos manter um diálogo aberto com esta cúpula diretiva, porque acredito na sinceridade dos propósitos de todos os senhores. Nova Andradina e toda a região confiam e aguardam a efetivação destes novos cursos e a oportunidade da conclusão dos atuais, com o nível de qualidade que oferece a rubrica da UFMS”.          O Prefeito ainda aproveitou para agradecer pela atenção e distinção com que foi recebido, e especialmente pela condução do assunto, que ao seu ver, foi concluído de acordo com os interesses da cidade e do povo de Nova Andradina, “graças à fineza de todos os que militam na direção da instituição”. Quanto aos cursos que deverão ser implantados, a UFMS fará a divulgação em tempo oportuno.