A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina iniciou na segunda-feira, dia 06 de outubro, os mutirões contra a hanseníase e tuberculose, que serão realizadas nas oito unidades de saúde de Nova Andradina (PSF’s Centro, Centro Educacional, São Vicente, Horto Florestal, Vila Operária, Morada do Sol, Irman Ribeiro e Nova Casa Verde). O trabalho envolve a Coordenação Municipal de Atenção Básica e os Programas Saúde da Família (PSF’s), com a participação de médicos, enfermeiros, cirurgião dentista, duas auxiliares de enfermagem, um auxiliar de consultório dentário, agentes comunitários de saúde, além de outros profissionais de nível médio que exercem atividades de apoio. Ainda estão envolvidos no processo os profissionais da equipe do serviço de referência do CEM e do CRENA. O plano de ação consiste em promover palestras de conscientização e divulgação dos sintomas da hanseníase e tuberculose, bem como o tratamento para as doenças, visitas às residências, buscando casos suspeitos das doenças para o diagnóstico precoce. Após a realização dos oito mutirões, que deverão ser encerrados no dia 08 de dezembro no PSF Nova Casa Verde, a Secretaria Municipal de Saúde irá divulgar um relatório das atividades, com número de domicílios visitados, casos suspeitos e diagnósticos positivos, que serão encaminhados à Ong Dhaw e à Secretaria de Estado de Saúde.