A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina está realizando um trabalho de divulgação e alerta para a Influenza A (Nova Gripe), levando informações sobre as formas de contágio e as precauções que as pessoas devem tomar para não contraírem o vírus. Na tarde de quarta-feira, dia 29 de julho, os diretores de saúde Sílvio Senhorini e Márcio Soares, reuniram-se com os diretores da Rede Municipal de Ensino, na Sala Lúcia Andrade de Toledo Piza, para realizar o trabalho de divulgação das informações. A Secretaria de Saúde informa a população de Nova Andradina que até o momento, não há nenhum caso suspeito ou registrado da Influenza A, e que as precauções estão sendo tomadas porque a cidade é porta de ligação entre os portos, recebendo um grande número de pessoas de outros Estados e municípios. Uma das orientações é para que os pais não levem as crianças para a escola caso estejam com gripe, manter a higiene, lavar sempre as mãos e utilizar álcool gel, são algumas das medidas que estão sendo adotadas em locais com grande aglomeração de pessoas, como escolas, teatros, faculdades, igrejas, instituições públicas, entre outros. A Igreja Católica já está adotando alguns procedimentos de segurança, como evitar contato entre os fiéis durante as missas, como abraços, orações de mãos dadas, e durante a comunhão. De acordo com a Secretaria de Saúde, serão realizadas outras reuniões em instituições de ensino superior, que recebem diariamente um grande número de acadêmicos de outras cidades e Estados. Em seres humanos, os sintomas de Influenza A (H1N1) são semelhantes aos da gripe e síndrome gripal em geral, com calafrios, febre, garganta dolorida, dores musculares, dor de cabeça forte, tosse, fraqueza, desconforto geral, e em alguns casos, náusea, vômito e diarreia. De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus é transmitido de pessoa para pessoa, e o papel do suíno na emergência desta nova estirpe de vírus encontra-se sob investigação. Contudo, é certo que não há qualquer risco de contaminação através da alimentação de carnes suínas cozidas.