Prefeito Gilberto Garcia falou das prioridades de sua administração, que terá atenção especial voltada às crianças e aos idosos O prefeito Gilberto Garcia participou na manhã desta quinta-feira, dia 19 de fevereiro, do lançamento do Programa Municipal de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, que será desenvolvido pela Administração Nova Andradina Avançando Sempre. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Nova Andradina, com a presença do secretário de saúde, Norberto Fabri Junior, assistente social Jane Maria Maia, da Coordenação Municipal do Programa de Assistência à Pessoa Idosa, enfermeira Anésia Garcia de Oliveira Ribeiro, do PSF Vila Operária, médico geriatra Leandro Ferreira Luiz Fedossi, do PSF Centro Educacional e profissionais de todas as unidades de saúde do município, como enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde, dentistas, psicólogos, entre outros. Hoje, o atendimento à pessoa idosa é realizado nas unidades de saúde, fazendo parte das rotinas dos diversos serviços oferecidos na Rede Pública. A implantação de um programa específico contribuirá para a melhoria da qualidade de assistência, com ações adequadas, visando disponibilizar procedimentos capazes de atender ao usuário nas suas reais necessidades, e, com isso, solucionar a maior parte dos problemas segundo as demandas, aumentando a resolubilidade da Rede Municipal de Saúde. A coordenadora do programa, Jane Maria Maia, afirmou que a questão da pessoa idosa merece atenção especial, uma vez que apesar da longevidade, existem diferenças gritantes entre os países desenvolvidos e as nações em desenvolvimento. Jane forneceu dados da contagem populacional de 2007, quando o município possuía 43.495 pessoas, sendo 1.430 mulheres acima de 60 anos e 1.504 homens na mesma faixa etária, correspondendo a uma população total de idosos de 6,75%. “O desenvolvimento nem sempre acontece associado às melhorias da qualidade de vida no setor de saúde. Precisamos nos adequar para atender à demanda. Esse encontro representa a primeira fase da implantação do programa”, afirma. O médico Leandro Fedossi afirmou que a saúde da pessoa idosa é um dos temas mais debatidos ultimamente, destacando que 50% a 70% da população que frequenta as unidades básicas de saúde tem idade acima dos 50 anos. “Temos que nos preparar para a política do amanhã, porque em 2025, mais de 10% da população será da terceira idade”, expõe. O secretário Norberto Fabri Junior afirmou que o momento é de construção, para uma política de saúde para as pessoas da terceira idade. “Temos que oferecer qualidade e agilidade no atendimento à população idosa”, afirma. Norberto disse que a política de saúde para as crianças e idosos é prioridade absoluta da administração, por determinação do prefeito. “Precisamos dar resposta aos anseios da população, construindo em conjunto esta política. Conto com cada um de vocês para que a nossa população seja idosa, e não velha”, ressalta. O prefeito Gilberto Garcia afirmou que a saúde municipal terá duas vertentes preferenciais, as crianças, os idosos e as gestantes. “Teremos uma política específica para a gestante também, assim que consigamos implantar os projetos já em andamento”, destaca. Gilberto pediu que todos os profissionais tratem os pacientes com muito carinho e atenção, principalmente os idosos, que necessitam de atendimento especializado. “O idoso com saúde transborda alegria e nos dá ânimo estar com eles. Vamos trabalhar para colocar em prática essa política voltada aos idosos”, conclui o prefeito Gilberto Garcia. A enfermeira Anésia Garcia leu um poema dedicado à pessoa idosa, falando sobre o idoso e o velho, desejando que os profissionais de saúde possam ajudar as pessoas da terceira idade a serem idosos, nunca velhos.