As mães novandradinenses têm à sua disposição, gratuitamente, o diagnóstico precoce referente à graves doenças, através dos testes do pezinho e da orelhinha.         A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, mantém um convênio com a Assessoria em Saúde e Segurança do Trabalho (Consult), onde são realizados os testes, pela fonoaudióloga, Dra. Adriana Souza, que conta com mais de quinze anos de experiência. A Dra. Adriana é formada pela Universidade de Marília (Unimar), e atua também em mais 42 municípios do Estado, fazendo os referidos testes.         Em Nova Andradina, onde é a sede da Consult, os exames são realizados todas as quartas-feiras, e são atendidas, mensalmente, 80 crianças. Adriana lembra que os testes são recomendados pelos Pediatras, que incentivam as mães para levarem seus filhos aos testes, pois eles são a garantia de diagnóstico precoce para doenças como a surdez, por exemplo. Já foram realizados pela Consult, somente este ano, mais de 570 exames.         Adriana também explica que em cada 10 mil bebês examinados, 1 apresenta fenilcetonuria; em cada 10 mil, 2 têm anemia falciforme; 2,5 apresentam hipotireoidismo e 30 têm problemas de audição.         Este diagnóstico é feito através dos testes do pezinho e da orelhinha, que deve ser feito até os seis meses de vida, de forma gratuita, e que não exige nenhum tipo de intervenção invasiva e é indolor. A primeira consulta deve ser feita aos 28 dias de nascido; a segunda com seis meses e a terceira quando a criança completa um ano.         De acordo com os dados fornecidos pela Consult, a audição inicia a partir do quinto mês de gestação e se desenvolve intensamente nos primeiros meses de vida. Qualquer problema auditivo deve ser detectado ao nascimento, para que seja devidamente tratado e não venha a prejudicar o bom desenvolvimento da criança. Bebês diagnosticados ao nascimento e com tratamento iniciado até o sexto mês, apresentam desenvolvimento muito próximo ao de uma criança ouvinte. Ao contrário, quando o diagnostico é feito após os seis meses, traz prejuízos inaceitáveis com relação à sua família e à sociedade.         E Nova Andradina, há uma lei em vigor que determina a gratuidade da realização dos exames, mas mesmo sem esta obrigatoriedade, a Secretaria Municipal de Saúde já disponibilizava os testes, que são feitos à Rua Santa Lúcia, 809, todas as quartas-feiras, com início às 12h30.         Para o Secretário de Saúde, José Carlos Paiva, o Tito, “promover a prevenção de doenças tem sido uma das nossas prioridades, especialmente quando se trata de crianças”, diz ele, afirmando que o convênio com a Consult tem sido eficiente e demonstra que os profissionais envolvidos têm também um compromisso com a saúde da nossa população. “Garantir que as mães tenham à disposição, exames para garantir aos seus bebês, melhores condições de vida, é uma das prioridades do nosso Governo, que tem atenção voltada especialmente para as crianças e os idosos”, afirma ele.         A responsabilidade e o compromisso com a vida de seus filhos, é, principalmente, dos pais, por isso, a Secretaria de Saúde pede que os bebês recém nascidos sejam levados aos testes. Garanta, pois, que seus filhos não tenham que viver em completo silêncio. Leve aos testes da orelhinha e do pezinho.