A Secretaria Estadual de Saúde, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação de onze municípios, entre eles Nova Andradina, com a finalidade de garantir que mulheres em situação de violência sejam acolhidas pelo serviço de forma humanizada, vem realizando uma linha de capacitação com várias etapas.         O Prefeito Gilberto Garcia não tem medido esforços mobilizando e viabilizando o envio de profissionais da rede municipal que atendem a essa população, sendo que para esta primeira etapa do curso, enviou profissionais que tiveram ótimo aproveitamento na capacitação.         A primeira etapa, a Capacitação para Organização da Rede Estadual de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Sexual, aconteceu no período de 26 a 28 de julho no Hotel Chácara do Lago, em Campo Grande. O público alvo foram os técnicos das instituições com vocação para compor a rede. Participaram quatro profissionais da rede municipal, representando a Secretaria Municipal de Saúde: Adriana Rodrigues Pimenta (enfermeira ESF Irman Ribeiro) e Renata Canto (assistente social).         A iniciativa do evento foi da Secretaria Estadual de Saúde. Os profissionais Débora Fernandes Barbosa, coordenadora do CREAS, Jozeli Chulli, Superintendente das Políticas Públicas para Mulheres, Sílvia Maria de Paula Nascimento, Delegada de Polícia e Renata Kuwabara, enfermeira do Hospital Cassems, também participaram do evento.         A segunda etapa aconteceu no período de 16 à 18 agosto no Hotel Chácara do Lago em Campo Grande. Participaram representando a Secretaria Municipal de Saúde Renata Canto (assistente social), Débora Fernandes Barbosa, coordenadora do CREAS, e Jozeli Chulli, superintendente das Políticas Públicas para Mulheres.         A terceira etapa aconteceu no período de 20 à 22 de setembro no mesmo local de referência, mas abrangendo o tema relacionado “Estratégia e a Linha de Cuidado para a atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violência”. Também participaram as mesmas técnicas, e Carlos Augusto Correia Roberto Simões, coordenador do CRAS e Maria Alci de Moraes, representando a Delegacia de Atendimento a Mulher.         De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a prevenção e o tratamento dos problemas decorrentes da violência sexual contra a mulher exigem a atuação integrada de diversos setores para garantir a qualidade da atenção e aumentar as chances de resolução dos problemas, pois não tem sentido uma atuação isolada de qualquer segmento (delegacias, conselhos tutelares, saúde, serviços de apoio social, das instituições vinculadas ao trabalho, de organização não governamentais e comunitárias, entre outras).         A partir dessas capacitações esses profissionais estarão incumbidos de organizar o fluxograma de atendimento no município, uma vez que esse trabalho já é realizado e será implementado capacitando toda a rede municipal de atendimento.