A Secretaria Municipal de Saúde irá realizar entre os dias 13 a 17 de outubro curso sobre Vigilância Epidemiológica. O curso será realizado no anfiteatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com a participação de cerca de 20 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, agentes de saúde, sendo que 30% dos participantes são graduados em nível superior. Ainda participam da oficina profissionais de nível superior da iniciativa privada, que trabalham em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A “2ª Oficina de Vigilância Epidemiológica” terá abordagem de conhecimentos sobre o tema, apontando soluções e procedimentos para evitar epidemias de doenças. O objetivo é qualificar os profissionais da saúde na área de vigilância epidemiológica, na notificação das doenças e agravos à saúde. De acordo com a coordenadora da oficina, a assistente social Jane Maia, com o curso os profissionais de saúde poderão diagnosticar precocemente as doenças, evitando com isso o contágio em massa, ou seja, uma epidemia. A Vigilância Epidemiológica conta hoje com três profissionais atuando, sendo uma enfermeira, uma auxiliar de enfermagem e uma digitadora, mas envolve toda a Rede Municipal de Saúde, que atua na notificação, investigação e tratamento dos casos de doenças, realizando ações de bloqueio. Em Nova Andradina, a saúde é tratada com prioridade, e a Prefeitura oferece apoio a todos os projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal, visando trazer saúde de qualidade para toda a população. Os cursos de capacitação são uma das diversas ações promovidas pelo Governo Municipal, visando assegurar que a saúde chegue para toda a família, com qualidade e eficiência.