Com uma intensa programação, a Coordenação Municipal dos Programas de Saúde, Coordenação Municipal de Atenção Básica e Planejamento da Prefeitura, através da coordenadora Jane Maia, está intensificando o atendimento à comunidade. Acaba de divulgar o calendário de atividades, lembrando que, desde 15 de setembro, está sendo realizado um mutirão, sobre Hanseníase e Tuberculose.         No dia 5 de outubro, foi realizado um curso sobre diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, ministrado em parceria com a AACD. Com início no dia 22 de outubro, está sendo realizado o curso introdutório “Estratégia em Saúde da Familia”, para os servidores dos PSF´s Morada do Sol e Centro Educacional.         O Curso de liderança, em convênio com a Universidade do Canadá, realizado em Campo Grande entre os dias 18 e 20 de outubro, para enfermeiros dos PSF´s teve a participação dos profissionais do Posto de Saúde da Vila Beatriz, São Vicente, Vila Operária, Horto Florestal e Centro. A Oficina de Manejo Clínico do Aleitamento Materno terá início no dia 25 e segue até o dia 28, para médicos, enfermeiros, assistentes sociais, cujo objetivo é a inclusão do Município na Rede Amamenta Brasil, direcionada aos Pediatras e profissionais do Centro de Especialidades Médicas, envolvidos no atendimento à criança; obstetras do CRSM, envolvidos no atendimento à gestante de alto risco e residentes em locais sem Postos de Saúde.        No dia 12 de novembro, haverá a reunião para repasse de informações sobre o treinamento em Tratamento Diretamente Observado, programas de Controle de Hanseníase e Tuberculose e uso da nova medicação para Tuberculose. O treinamento foi realizado em Brasília, com participação dos servidores Blácia, Mara e Geraldo Magno. Os médicos, enfermeiros das equipes de saúde da Familia, fisioterapeutas ocupacionais, psicólogos estarão participando.Neste dia não haverá atendimento nas unidades médicas de saúde da atenção básica, no período da manhã.        No dia 4 de novembro, estará acontecendo uma reunião para avaliação do Programa DSTAIDS e Hepatites Virais, em Campo Grande, quando os coordenadores do programa estarão participando. O treinamento teórico e prático com o médico do Instituto Lauro de Souza, sobre Hanseniase, acontecerá em Nova Andradina, no dia 22 de novembro, para profissionais médicos e enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde, do serviço de referência e dos Postos de Saúde.        No dia 31 de outubro, em Nova Casa Verde, acontecem ações de prevenção do Câncer, com a presença do ônibus do Hospital do Câncer de Barretos. E no dia 1º de novembro, estará no pátio do Núcleo Regional de Saúde.        Já em dezembro, no dia 3, acontece o Encontro Intersetorial para implantação do fluxo de encaminhamento dos casos de violência em mulheres, crianças e adolescentes, envolvendo os setores da Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital Regional, CAM, Fórum, Ministério Público, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Apae, Secretarias de Educação e de Cidadania e Assistência Social.