A Secretaria Municipal de Saúde trabalha durante todo o ano para combater a dengue em Nova Andradina. Todas as pessoas devem colaborar para combater os focos do mosquito, que todos os anos se proliferam no verão, em locais onde há água parada e limpa.         De acordo com informações fornecidas pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Ingrid Bumbieres Travain, hoje, Nova Andradina tem 284 casos suspeitos de dengue, e já foram encaminhados pelo laboratório 76 exames, sendo 54 casos confirmados e 22 negativos, 208 exames ainda estão sendo aguardados os resultados do laboratório.         A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina continua fazendo a sua parte, com os trabalhos concentrados em diversos pontos da cidade, mas é preciso que a população faça a sua parte, auxiliando no combate ao mosquito da dengue (Aedes aegypti), não deixando água parada, limpando os quintais e retirando os materiais que possam acumular água. “É fundamental que a população venha a contribuir, multiplicando a atenção no que se refere a não permitir as condições de proliferação do mosquito”, resumiu o secretário de saúde municipal, Norberto Fabri Junior.

CUIDADOS – Alguns cuidados simples que você deve tomar em sua residência são: tratar a água da piscina com cloro e limpá-la uma vez por semana. Se não for usar, coloque um quilo de sal grosso na parte mais rasa. Se tiver lagos, cascatas ou espelhos d’água em casa, mantenha-os limpos.          Caso não queira criar peixes, coloque água sanitária no aquário. Lave as vasilhas de água e comida de seus animais pelo menos uma vez por semana, com escova e sabão, verifique se todos os ralos da casa não estão entupidos. Limpe-os diariamente e se não estiver usando deixe-os fechados, retire a água e lave com sabão a bandeja externa da geladeira, não deixe acumular água na parte debaixo das torneiras de bebedouros e filtros de água, guarde as garrafas, baldes ou latas vazias de cabeça para baixo, entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana. Caso precise deles, guarde-os em locais cobertos e não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso. Se forem destinados à reciclagem, guarde-os sempre em local coberto.