As Secretarias Municipais de Infraestrutura, Desenvolvimento Integrado e Serviços Públicos solicitam a colaboração dos moradores, para que não joguem lixo nas ruas, para evitar maiores transtornos à população, principalmente durante as chuvas. “O problema, junto com outros causados pelas chuvas, piora ainda mais a situação”, expõe a secretária de Infraestrutura, Elizabeth Sumiko Anami Nogueira.         Além dos danos causados pelas chuvas que vêm ocorrendo desde o último final de semana em Nova Andradina, o lixo jogado nas ruas, em vários bairros da cidade, é um problema que vem dificultando o trabalho da Prefeitura. Mesmo com os esforços concentrados de todas as secretarias, não será possível solucionar todos os problemas se não houver a colaboração de todos.         Em algumas áreas os casos são mais frequentes. Nos bairros mais afastados, é comum encontrar amontoados de lixos jogados em terrenos baldios ou mesmo nos arredores das casas, área de lazer, igreja, causando incômodo e pondo em risco a saúde dos moradores. Com as chuvas, o lixo é levado pelas águas e ficam espalhados por toda a cidade.          “As pessoas deveriam esperar o carro que coleta o lixo doméstico passar pelas ruas, mas poucos fazem isso, ou seja, os moradores criam por conta própria os pontos de despejos”, analisa o secretário de Serviços Públicos, Roberto Ginel.         Em Nova Andradina, a coleta de lixo é realizada de segunda à sexta-feira, na área central e bairros adjacentes, aos sábados, ainda é realizada a coleta de lixo na área central, e nos bairros, o lixo é coletado às segundas, quartas e sextas-feiras. No Distrito Nova Casa Verde, a coleta de lixo é realizada duas vezes por semana, de acordo com informações do secretário Roberto Ginel.         A coleta seletiva de materiais recicláveis está sendo realizada em Nova Andradina, de segundas às sextas-feiras, abrangendo todos os bairros da cidade. A coleta foi reiniciada em junho no perímetro urbano, e teve um período de inatividades devido aos baixos preços dos materiais recicláveis, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado (Semdi), que auxilia na coordenação dos trabalhos, em conjunto com a Secretaria de Serviços Públicos, que cede o caminhão para realizar a coleta seletiva. “Devemos lembrar que a colaboração de todos é importante para que continuemos realizando a coleta, que além de preservar nosso meio ambiente, evita transtornos para os próprios moradores”, declara o secretário de Desenvolvimento Integrado, Fábio Selhorst.         Nas segundas-feiras, o caminhão da coleta seletiva atua no Bairro Horto Florestal/Santa Casa, passando de casa em casa. Nas terças-feiras, o trabalho é desenvolvido no Bairro Capilé e região, quartas-feiras no Bairro Vila Operária até a Avenida Ivinhema, nas quintas-feiras no Bairro Vila Operária, abaixo da Avenida Ivinhema, e após almoço iniciando no Bairro Centro Educacional, terminando ali nas sextas-feiras.         As Secretarias de Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Integrado ainda estão contabilizando os danos causados pelas chuvas, e no momento, já foram iniciados alguns reparos, mas os problemas só serão solucionados com a estiagem, já que não é possível realizar os trabalhos necessários com as chuvas.