A Dengue tem se espalhado em todo o território nacional, conforme explicam os noticiários e informações vindas de todas as partes do país.     Em Nova Andradina, as informações da Secretaria de Saúde são de que a incidência de casos suspeitos cresce, e já há confirmados mais de 10 casos, somente nestes dois primeiros meses do ano. Favorece a proliferação do mosquito, as chuvas constantes e o clima quente e úmido, fazendo eclodir as larvas dos ovos depositados em locais que acumulam água parada.     Para atender à determinação do Prefeito Gilberto Garcia, as Secretarias Municipais estão se unindo no combate ao mosquito transmissor da doença. O primeiro Secretário a tomar providências, mobilizando sua equipe, foi o de Administração, Umberto Canesque, que, juntamente com Norberto Fabri, da Saúde, reuniram funcionários para esclarecer dúvidas e concitá-los a trabalhar juntos, para prevenir uma epidemia.     No último dia 26, foi feita reunião na antiga Câmara, com servidores da área de Administração, ocasião em que Norberto Fabri esclareceu dúvidas sobre a vida do Aedes Aegypti, e passou a palavra para o Coordenador de Endemias do Municipio, Sr. Marcelo Fagundes. O Coordenador não poupou esclarecimentos e até levou amostras das larvas, demonstrando aos presentes as diversas fases da vida do mosquito. Marcelo lembrou que, em anos anteriores, não se constatava a presença de larvas em água suja, o que hoje já é uma realidade. Também alertou para que as pessoas abram suas casas, quando da passagem do “fumacê”, para que o veneno penetre nas casas, “que é onde o mosquito está se escondendo”, informou. Marcelo lembrou ainda que o mosquito da Dengue ataca pela manhã e à tarde (nunca à noite) e que o local preferido é nos pés e canelas. “Matar o mosquito é fácil: qualquer inseticida combate e sem a presença de água, não há proliferação”, expôs mais uma vez.      Todos os servidores, conforme esclareceu Canesque, estão convocados a formar nesta corrente, unindo forças para que Nova Andradina seja uma cidade livre da Dengue. “Um mosquito tão pequeno, não vai nos vencer, se estivermos unidos contra ele, trabalhando, atuando de maneira decisiva”, disse, concluindo que “Fazemos parte da família novandradinense e não será um mosquitinho que vai apagar o sorriso de Nova Andradina”, finalizou.