Nova Andradina vem se destacando em todas as áreas, especialmente no setor de administração pública. São vários eventos em que o Poder Público local se apresenta com a incumbência de promover palestras, discutir temas e principalmente, levar a experiência local para os demais municípios.          Em questões de saúde, o Secretário Municipal Dr. Norberto Fabri, que é o Diretor Administrativo do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), e preside o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), viaja para Gramado, no Rio Grande do Sul, para coordenar dois seminários, dentro do XXVI Congresso de Secretarias Municipais de Saúde e o VII Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência.         De acordo com informações do Conasems, 30 secretários municipais de Mato Grosso do Sul estarão participando deste seminários, sendo que o Dr. Norberto Fabri vai coordenar o Seminário de Avaliação Nacional das Comissões Intergestores Bipartite e os modelos de indução da Regionalização do SUS, no dia 26 de maio, das 9h00 às 13h00 e das 18h00 às 20h00. E no dia 25, Norberto coordena o Seminário ABC da Gestão Participativa.         O Congresso Anual do CONASEMS reúne, presencialmente, secretários e secretárias municipais de saúde, gestores, trabalhadores e usuários dos serviços públicos de saúde de todo o Brasil para discutir e trocar experiências, com o objetivo principal de aprofundar questões sobre a política de saúde, visando o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS).         O Conasems recomendou a todos os gestores da esfera municipal do país que "preparem suas agendas" e coloquem-se inteiramente à disposição dos debates, painéis, mesas e cursos que se desenvolverão em Gramado, na Serra Gaúcha. O encontro, mais uma vez, será decisivo para a continuidade das lutas pela melhoria do financiamento do SUS e para o enfrentamento de questões ligadas a gestão da saúde.         O XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde terá duração de 4 dias. Nesse período serão desenvolvidas oficinas, cursos, painéis e mesas redondas.         Além da Mesa da Paz, que debaterá a questão da violência, alcoolismo e outras drogas, outras três mesas estão programadas no evento: o Papel do Setor Saúde na Construção do Sistema Universal de Seguridade Social; o Modelo de Gestão: Dilemas da Gestão Contemporânea; e Saúde e Meio Ambiente.         Está concluída, também, a realização de nove seminários e cinco oficinas em oito cursos. Outra novidade que irá despertar o interesse dos participantes é a escolha do dia 27 de maio, no meio do evento, para a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), o mais importante cenário de pactuação do Sistema Único de Saúde (SUS) que reúne representantes das três esferas de governança federativa da política de saúde do país.         Além dessas atividades, o Congresso conta ainda com a Feira “Aqui tem SUS”, onde são montados estandes de diversas instituições que expõem suas experiências e mecanismos de interação tanto com os organismos ligados ao SUS quanto com os cidadãos. O evento paralelo Café com Idéias também deverá atrair grande público, como é da tradição da parte cultural da programação.         E Nova Andradina estará muito em representada, pelo Secretário de Saúde, que, em esferas estadual e federal goza de muito prestígio, por sua competência na gestão de modelos de saúde. Embora ninguém consiga contentar as populações em questões de administração de saúde pública, por serem problemas que se multiplicam com a diversificação das comunidades e pelo próprio desenvolvimento da densidade populacional, o Secretário Norberto é reconhecido como uma grande autoridade no setor de administração de Saúde Pública, daí sua conceituação e chamamento para participar de congressos, simpósios e discussões em torno destas temáticas, conforme preceituam autoridades do Conasems.