Secretários municipais ministraram palestra durante semana acadêmica da faculdade Iesna Os secretários Gilberto Garcia (Finanças e Planejamento), Elizabeth Sumiko Anami Nogueira (Obras), Norberto Fabri (Saúde), Umberto Canesque (Administração), Márcio Pereira Costa (Desenvolvimento Integrado), Luiz Carlos Sampaio (Educação) e Maria Eugênia Bruno Andreassi (Cidadania e Assistência Social) estiveram na noite de quarta-feira, dia 03 de outubro, ministrando palestra sobre as mudanças de Nova Andradina na Semana Acadêmica da Iesna. O evento foi realizado no Salão São José, com as presenças de acadêmicos de Administração, alguns diretores de Departamentos da Prefeitura Municipal e do vereador Tito José, que também é acadêmico da instituição. A palestra foi iniciada com um breve histórico sobre a criação do município de Nova Andradina. Os secretários foram capitaneados pelo secretário de Finanças e Planejamento, José Gilberto Garcia, que falou sobre o funcionamento como empresa de uma Prefeitura Municipal. “Reunimos todos os nossos secretários, mostrando o respeito que temos pela Iesna”, afirma Gilberto. Gilberto disse que no início, o prefeito Roberto Hashioka teve que administrar uma empresa que estava passando por dificuldades, além de ter o componente político, por ser uma administração pública. “O prefeito Hashioka teve que ser ousado, criterioso e muito cauteloso”, analisa. Outro ponto destacado pelo secretário é que um prefeito deve ser centralizador e delegar poderes com responsabilidade, porque os recursos são fundamentais para uma administração ter sucesso. “Não existe um bom administrador sem recursos”, diz. Gilberto falou ainda sobre a arrecadação de impostos, que em 2000 era de R$ 988.588,00 e em 2006 ultrapassou a casa dos R$ 4 milhões. O Imposto Sobre Serviços (ISS), que era de R$ 200 mil ao ano, passou a ser de R$ 200 mil ao mês. A arrecadação de IPTU era de R$ 336 mil no ano 2000, em 2006, alcançou a marca de R$ 1,22 milhão, cerca de 70% do imposto lançado. Em 2000, segundo Gilberto, o orçamento do município era de R$ 14 milhões, hoje, ultrapassa os R$ 51 milhões. “São números que mostram o crescimento e desenvolvimento de Nova Andradina”, analisa. Os secretários ainda fizeram um panorama de suas pastas, falando dos projetos implantados, progressão do atendimento, conquistas e as melhorias em todos os setores, como educação, saúde, agronegócio, social, e administrativo da Prefeitura Municipal.