A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias) está promovendo cursos de geração de renda para as famílias cadastradas nos programas sociais da Prefeitura Municipal de Nova Andradina. Desde o primeiro mandato do prefeito Roberto Hashioka, os cursos têm sido uma constante nos programas, visando gerar emprego e renda para as famílias de baixa renda. Os cursos são promovidos através do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), nas dependências do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) unidade I. No ano passado, entre os meses de novembro e dezembro foi ministrado o primeiro módulo do curso de cabeleireiro sobre técnicas de corte e hidratação. O segundo módulo do curso, sobre técnicas de alisamento, relaxamento e tintura foi iniciado em janeiro e tem término previsto para o dia 25 de março. Já o terceiro módulo deverá ser ministrado entre os meses de abril e maio, quando os participantes aprenderão técnicas de escova, luzes permanente e reflexos. Os cursos estão sendo ministrados para duas turmas, com 20 alunos cada, e tem carga horária de 64 horas/aula, sendo a instrutora Ivani Ramos Nunes. Os alunos recebem orientações e noções técnicas, além de aulas práticas para se profissionalizarem como cabeleireiros. Outro curso promovido através da Semcias foi iniciado no dia 11 de fevereiro e deverá ser concluído no dia 07 de abril. O curso básico de corte e costura tem duas turmas, com 40 alunos no total, e carga horária de 120 horas/aula, sendo a instrutora Maria Inês Alves Meira. De acordo com a secretária Maria Eugênia Bruno Andreassi, por determinação do prefeito Roberto Hashioka, os cursos oferecidos nos programas sociais visam emancipar as famílias cadastradas através da capacitação profissional e inclusão produtiva. “Após a realização de cada curso, percebemos que a vida dessas famílias muda para melhor, com mais opções de gerar renda e oferecendo melhor qualidade de vida para toda família”, analisa.