Famílias atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social recebem festa natalina preparada pela Semcias A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias), através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), unidade Irman Ribeiro, realizou na tarde de terça-feira, dia 08 de dezembro, a comemoração de Natal para as famílias beneficiadas. Participaram da comemoração, realizada na sede do CRAS, o vice-prefeito Raulino Baronceli, representando o prefeito Gilberto Garcia, a primeira-dama Joana D’Arc Bono Garcia, a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Maria Eugênia Bruno Andreassi, Helder Faria, representando a deputada estadual Dione Hashioka, o presidente da Câmara, vereador Adriano Palopoli, o coordenador do CRAS I e II, Carlos Augusto Simões, e equipe, além das famílias atendidas. A festa contou com a participação de cerca de 130 famílias, que puderam desfrutar de momentos de descontração e lazer, receberam um lanche, e as crianças caixas de bombos como lembranças natalinas. O CRAS conta hoje com 1.312 famílias cadastradas, que frequentam o centro diariamente para participar de cursos de geração de renda, atendimento psicossocial, entre outros. A primeira-dama Joana D’Arc desejou a todos um Feliz Natal e um ano novo cheio de prosperidade, convidando a todos os presentes para prestigiar a inauguração da decoração natalina, que acontece na próxima sexta-feira, dia 11 de dezembro, na Praça Brasil, a partir das 19h30. A secretária Maria Eugênia encerrou a festa dando ênfase ao CRAS, que atualmente conta com equipe composta por pedagogos, psicólogos e assistentes sociais, trabalhando com as famílias do Programa Bolsa Família e outras em situação de vulnerabilidade social. Maria Eugênia explicou a diferença entre o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), já que o primeiro executa o atendimento dentro da proteção básica, realizando trabalho preventivo, acompanhando as famílias em suas dificuldades e realizando os devidos encaminhamentos aos grupos de atendimento às crianças, gestantes, idosos, com visitas domiciliares e plantões sociais, e o CREAS atende a proteção especial, ou seja, as famílias vítimas de violação de direitos. A secretária ainda parabenizou o prefeito Gilberto Garcia pelo apoio que vem recebendo nos programas sociais, que hoje contam com equipe completa de funcionários, oportunizando a realização de cursos, com grande interesse por parte da população, e muitas pessoas já foram encaminhadas para o mercado de trabalho. “Tivemos um ano muito produtivo, e pretendemos no próximo ano dar continuidade aos nossos trabalhos, com novos cursos. Seguindo determinação do prefeito Gilberto Garcia, estaremos buscando fortalecer o trabalho do CRAS, visando sempre o bem estar das famílias que mais necessitam”, concluiu Maria Eugênia.