A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado (Semdi) realizou na tarde de segunda-feira, dia 1º de fevereiro, uma apresentação para os profissionais da educação que participam da Semana Pedagógica, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Semec). A apresentação foi realizada na Câmara Municipal, pela engenheira agrônoma Cornélia Nagel e o engenheiro ambiental Marcos Affonso, ambos lotados na Semdi.         Durante a apresentação, os gestores da Semdi detalharam todas as atividades e projetos em andamento na área de meio ambiente, além de planejar atividades em conjunto com a Semec.         Os projetos em andamento na Semdi são para o diagnóstico da Microbacia do Córrego Baile, diagnóstico da Microbacia do Córrego Laranjal, criação do Comitê da Bacia do Rio Ivinhema, formalizado no dia 15 de dezembro de 2010, divulgação da política nacional de resíduos sólidos, instituída pela Lei Federal 12.305 de 02 de agosto de 2010, que tem alguns artigos que versam sobre o incentivo a atividades educativas e pedagógicas.         A Semdi já criou e distribuiu recipientes coletores dos Papa Pilhas, além da criação dos Ecopontos para recolhimento de pneus, fez a organização da coleta seletiva do lixo, que é realizada através da Cooperativa de Recicladores de Nova Andradina (Corena), além da elaboração da semana de coleta de lixo eletrônico, coleta de óleo de cozinha para produção de sabão ou biodiesel, coleta de óleo lubrificante, orientação na implantação da logística reversa para diversos produtos no comércio, e a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.         Na área de meio ambiente, são desenvolvidas atividades no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), processos de licenciamento ambiental, viveiro de produção de mudas para distribuição gratuita à comunidade de Nova Andradina, entre outras atividades.         Hoje, Nova Andradina tem unidades de conservação inserida parcialmente na Área de Proteção Ambiental da APA das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Vale do Anhanduí na Fazenda Douradinho, Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Cabeceira do Mimoso na Fazenda Laranjal, além de receber incentivos do ICMS Ecológico.         Entre os eventos propostos para 2011, para serem desenvolvidos em parceria com a Semec, em fevereiro, estão a coleta de material escolar usado com a finalidade de reaproveitar e reciclar, em março, no dia 22, comemoração do Dia da Água, no dia 05 de junho, o Dia do Meio Ambiente, e em 21 de setembro, a comemoração do Dia da Árvore, que já fazem parte do calendário escolar. Ainda foram propostos a criação de programas para economia de energia, água, reciclagem de papéis e material orgânico (compostagem), coleta e identificação de sementes, produção de mudas – germinação em copos descartáveis usados, identificação das árvores do seu bairro, sendo que os profissionais da educação ficaram bastante dispostos a desenvolver as atividades nas escolas municipais, proporcionando enriquecimento dos conhecimentos para os alunos.         O balanço da apresentação foi bastante positivo, gerando interesse em desenvolver os programas e projetos em conjunto com as escolas.